“Pegue e Pague”: autonomia e alimentação saudável

Países da Europa como a Inglaterra e Suíça praticam um modelo de comércio livre muito conhecido chamado cash and carry. Este conceito, criado há mais de 40 anos na cidade de Mülheim (Alemanha) pelo Professor Dr. Otto Beisheim, consiste em fazer com que o próprio cliente escolha seu produto nas prateleiras, pague-o e leve-o sem a interferência de um vendedor ou fornecedor no processo. Esse sistema evita o custo com funcionários e transportes – o que permite a prática de preços mais baixos.

Inspirado nessa prática, o Anglo Piracicaba (unidade Alta) criou a “Barraca Pegue e Pague”. Uma ação que visa autonomiaalimentação saudável e honestidade.

A barraquinha funciona todas às quintas feiras e oferece 3 tipos de frutas diferentes, a preço de R$1,00. Não existe nenhum adulto responsável pela compra e venda, cada criança pega a fruta que desejar e deposita o dinheiro sozinha.

Desse jeito, o colégio inspira as crianças a serem honestas e autônomas desde muito pequenas. E está sendo um sucesso!

COMO FAZER NA MINHA ESCOLA?

  • ESTRUTURA

Para começar o seu comércio do tipo “pegue e pague”, não é necessário muita complexidade. Se você não conseguir criar uma estrutura como a da imagem, utilize uma mesa e algumas caixas para separar os produtos.

Também não se esqueça de deixar uma caixinha para recolher o dinheiro e oferecer o troco.

Barraca Pegue e Pague
Barraca “Pegue e Pague” do Anglo Piracicaba inspirada no modelo “Cash and Carry”

INSPIRE-NOS

São práticas como essa que nos fazem pensar que a autonomia deve ser incentivada desde muito cedo. Afinal, a automia da criança depende da capacidade que ela desenvolve ao longo da vida de julgar suas próprias habilidades, sem precisar que outra pessoa atribua valor a isso.  Uma iniciativa como a “Barraca Pegue e Pague” promove a conquista de habilidades e características, como hoestidade, administração dos recursos, colaboração, alime entre outras.

E você, qual impacto quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor? Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.