Tudo o que você precisa saber para ir bem no vestibular

Provas exigem conhecimento, resistência física e emocional

Para se dar bem no vestibular, não dá para se dedicar somente a estudar o conteúdo exigido, ler as obras literárias obrigatórias e treinar a redação.

estudar-para-vestibular-1

Você já deve ter conversado com alguém que estava bem preparado, mas que se deu mal em algum processo seletivo porque não conseguiu finalizar a prova ou porque ficou nervoso demais.

Dedicar horas e horas aos estudos é o primeiro passo, mas lembre-se: não é tudo. O vestibular vai avaliar conhecimento, mas também estarão em jogo os fatores físicos e emocionais.

Confira algumas dicas para ir bem nas provas:

Organização

estudar-para-vestibular-3

Essa é a hora de se organizar. Administre bem as horas para estudar, fique atento ao tempo que leva para fazer cada questão, aos pontos que têm dificuldade.

Estabeleça metas para fazer mais redações e melhorar o que não está indo bem.

Tempo de estudo

estudar-para-vestibular-2

Você só vai criar resistência se treinar. Quem já prestou provas longas sabe: ficar 4 ou 5 horas sentado cansa e gera tensão. Aposte em simulados, leve a sério esse treinamento, pois ele fará a diferença no dia do exame.

Conheça as universidades

estudar-para-vestibular-24

Já sabe quais faculdades vai prestar? Se tem a lista com as escolhidas, estude com antecedência onde estão localizadas, quanto tempo levará para chegar para ir tranquilo no dia da prova.

Quem se perde no caminho já chega nervoso na prova. Você não vai querer isso!

Cuide do emocional

estudar-para-vestibular-5

Nas férias ou entre o Natal e o ano Novo, tire um tempo para relaxar. O importante é equilibrar as emoções e aliviar o stress. Que tal andar de bicicleta, correr ou ter uma hora no parque durante o fim de semana?

Com organização (item 1), você mantém o conteúdo em dia e tira momentos para descansar.

Você também vai gostar

5 dicas que você precisa saber para estudar melhor