Saiba 6 mitos sobre a caxumba

Doença é contagiosa e é transmitida pelo ar

Desde o início do ano, diversos surtos de caxumba estão chegando às cidades. Já ouviu falar sobre a doença?

Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – uma das glândulas que produz saliva. As parótidas estão situadas entre as orelhas e à frente delas.

glandula-parotida

O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares, mas pode haver febre, dor de cabeça, dor ao mastigar e engolir.

O professor de biologia Nelson de Castro, do Anglo Vestibulares, fala sobre os mitos e verdades e esclarece as principais dúvidas.

Quem já tomou vacina não pega mais caxumba A cobertura vacinal pode ter falhas. É raro, mas, mesmo quem tenha sido vacinado na infância, pode pegar.

 

Não precisa tomar vacina A vacinação é fundamental para prevenir. A vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, pode ser tomada a partir de um ano de idade e até 49 anos.

 

existe medicamento para tratar a caxumba Não há remédio específico para caxumba. Ela pode durar até duas semanas e o tratamento consiste em aliviar os sintomas de dor e mal estar e fazer repouso.

 

A caxumba não é contagiosa A caxumba é altamente contagiosa e é transmitida pelo ar e em contato com a saliva de pessoas infectadas.

 

Se não descansar, a caxumba desceVerdade: Em meninos, a atenção deve ser redobrada, e o descanso evita complicações nos testículos, se já estiverem na adolescência. O termo “caxumba desce” é porque a inflamação pode afetar outros órgãos.

 

anglo-caxumba6Verdade: a caxumba pode ocorrer durante todo o ano. No inverno, as pessoas ficam mais fechadas nos lugares e, como acontece com a gripe, há mais risco de transmissão.