Escola: o lugar ideal para seu filho fazer amigos

Vivência em grupo ajuda seu pequeno no desenvolvimento social e emocional

A escola é um ambiente de extrema importância para socialização e desenvolvimento emocional da criança. Não é só o prédio, as aulas, os horários, conteúdos, alfabetização ou a disciplina que fazem parte da construção de valores do seu pequeno.

Um dos principais educadores da história, o brasileiro Paulo Freire, dizia que na escola tem gente que trabalha, tem gente que estuda, mas também que se alegra, se conhece, se estima. Ela está cheia de gente.

paulo-freire

Você guarda boas lembranças dos tempos de escola? É possível que algum amigo ou amiga faça parte da sua vida até hoje. Então tenha certeza de que seu filho pode (e deve) experimentar esse privilégio.

Convivendo e aprendendo

Manter relacionamentos saudáveis faz bem para a formação pessoal. Isso vai desde relacionamento com os alunos, professores, coordenadores e funcionários.

Os relacionamentos ensinam o respeito às diferenças, ajudam na formação do caráter, geram compaixão, cumplicidade, solidariedade e empatia.

Autonomia

Desde cedo, é muito importante oferecer um espaço para que a criança desenvolva sua própria autonomia para explorar o ambiente e desenvolver vontades e escolhas próprias, sentindo-se aceita em todos os aspectos de sua personalidade. Mas, claro, isso tudo dentro de um limite saudável e seguro.

A vivência social faz a criança perceber o que é considerado certo ou errado naquele meio e como ela deve se comportar para o bem-estar do grupo.

Por isso, a escolha de uma escola que promova e incentive o cultivo das amizades é tão importante para a educação do seu filho.

Escolha um ambiente que, além de valorizar o conteúdo, também tenha um método de ensino bem organizado, e dê a devida importância para o desenvolvimento social e emocional.

Ele precisa e vai aprender. E aprender coletivamente é ainda mais importante.