5 frases que todos os pais falam no período do vestibular

Você parou pra pensar que já estamos quase em setembro? Os vestibulares estão chegando cada vez mais perto e, junto com eles, as pressões familiares, a incerteza sobre a escolha do curso e o frio na barriga pra fazer a bendita prova!

De qualquer forma, nós temos uma certeza absoluta: não importa como mas, cedo ou tarde, seus pais vão te cobrar uma posição sobre os estudos para o vestibular. Se eles ainda não te perguntaram, vão perguntar a qualquer momento! Então esteja preparado.

As perguntas podem vir em tons diferentes: preocupação, irritação, indignação e vários outros “ãos”. Mas a verdade é que seus pais só estão aflitos com a chegada das provas e esperam o melhor para o seu futuro.

Listamos aqui as cinco frases mais faladas pelos nossos queridos progenitores, especialmente em época de vestibular. Você os vê falando isso?

“Mas esse curso dá dinheiro?

anglo-masessecursodadinheiro

A geração X, dos seus pais, é uma geração que dá muito valor para a estabilidade financeira. Pra eles, o sinônimo de sucesso é trabalhar muito para comprar um carro, ter sua casa própria e acumular riquezas. Você, geração Y (ou Z), pensa de uma maneira diferente e precisa fazê-los entender que, pra você, o sucesso é ser feliz na carreira que você escolher – seja ela qual for. Mas que fique claro que isso não deixa de lado a questão financeira também.

Enviar esse texto pra eles pode ajudar bastante!

“Não adianta estudar de madrugada, tem que descansar!”

ezgif.com-resize (1)

Ok, nessa você perdeu e aqui está a prova. Vários estudos já confirmaram que dormir bem nos ajuda a assimilar melhor os conteúdos que consumimos. As famosas oito horas diárias de sono parecem impossíveis em época de vestibular mas são extremamente necessárias pra não desperdiçar sua produtividade nos estudos.

Afinal, se você tiver uma noite ruim de sono, será quase impossível não deitar no sofá pra tirar aquela soneca pós-almoço, não é? E essa soneca pode se prolongar, acidentalmente, por algumas horas. Não caia nessa!

“Mas vai ter trabalho pra essa profissão?”

anglo-argumentos

A preocupação com a crise econômica no Brasil faz seus pais pensarem em um milhão de cenários pro seu futuro. Nessa discussão, você terá que estudar todos os campos de atuação do curso que você escolheu e mostrar os diversos caminhos que você pode seguir na carreira.

Seus pais ficarão muito mais calmos se virem que você estudou a fundo as possibilidades do seu curso!

“Você precisa assistir ao jornal, filhão”

william-bonner

É verdade que você precisa estar por dentro das atualidades. Mas assistir ao jornal não é o único canal que você tem pra ficar por dentro dos assuntos do mundo.

Uma dica é seguir os jornais e portais informativos nas redes sociais (Facebook e Twitter, principalmente). Por exemplo, você pode seguir a Veja e a Carta Capital pra ouvir duas opiniões divergentes sobre uma mesma notícia.

Essa prática é muito importante pra não formar uma opinião enviesada em uma única fonte de informação e é mega valiosa pra enriquecer sua argumentação.

“O importante é escolher um curso que te faça feliz!”

ezgif.com-resize (3)

No fim das contas, eles querem mesmo é que você seja feliz e tenha sucesso nas suas escolhas – independente de quais elas sejam. A conversa sobre as aflições sobre o seu futuro serão bem tranquilas se você mostrar pra eles que está escolhendo seguir um caminho que vai te fazer acordar feliz todos os dias.

cta-anglo-brexit