Saiba como ajudar seu filho a descobrir a vocação dele

Veja 5 dicas para auxiliá-lo com a escolha da profissão

Parece que foi ontem que seu filho foi para a escola pela primeira vez. Tão pequeno, ele mal sabia como seria seu futuro.

O tempo passou rápido: ele cresceu, e hoje ele está em um momento importante e muito esperado: o da escolha da carreira.

Você também passou por esse momento e sabe que o apoio dos pais pode ser fundamental. Mas como orientar seu filho a descobrir a vocação dele?

Você o conhece melhor do que ninguém e pode ajudá-lo a identificar suas habilidades e talentos.

“Vocação” vem do latim chamamento, que significa a voz interior. Ou seja, aquilo que é proveniente da alma. Com base nisso, é somente uma questão de tempo até seu filho descobrir qual é o dom dele.

“Assim, o papel dos pais deve ser de ajudar seus filhos a escutar esse chamamento”, explica o assessor pedagógico do Sistema Anglo de Ensino Guido Parminondi.

Além de ajudar o seu filho nesse exercício de autoconhecimento, fale sobre as diversas profissões em casa, participe. Faça-o descobrir quais áreas pode escolher e quais serão as consequências.

Ele pode gostar de muitas coisas. Pode ser que se identifique com diversas profissões e fique bastante indeciso.

“Mas somente com conhecimento aprofundado e tendo consciência de si, ele conseguirá fazer uma escolha ligada à sua verdadeira vocação”, acrescenta o especialista.

Algumas ações podem ajudar seu filho nessa jornada:

1. Sente-se com ele e façam uma lista descrevendo suas disciplinas favoritas, as habilidades, talentos e áreas de interesse;

2. Tenham uma conversa franca sobre o que ele espera e imagina da sua futura profissão;

3. Analisem o progresso e a evolução da profissão escolhida – a posição dela no mercado de trabalho e as perspectivas para o futuro, não para valorizar ou desvalorizar uma carreira, e sim, para ter ciência e uma expetativa realista;

4. Conversem com profissionais da área. É uma boa oportunidade de esclarecer dúvidas e entender mais sobre a carreira em questão;

5. Mesmo que você tenha interesse que seu filho opte por alguma área, lembre-se de que a decisão final é dele, e que para ser feliz, ele precisará gostar do que vai fazer.

vocacao-profissao