Confira as melhores universidades e faça sua escolha

Há pelo menos 15 instituições públicas e privadas que você não pode deixar de ver

A gente sabe que não é fácil escolher uma carreira pra seguir e, mais difícil ainda, sabemos que escolher uma universidade para cursar é mais uma crise!

Para te ajudar nessa decisão, separamos as mais renomadas e bem avaliadas universidades do Brasil, não só pela qualidade de ensino, mas também pela grande variedade de cursos disponíveis.

O novo ranking de universidades da Times Higher Education (THE), que indica as melhores universidades da América Latina, traz a USP e a Unicamp como referências. Elas estão na sua lista?

A USP já tinha aparecido em 1º lugar na lista das universidades mais prestigiadas em 2016, segundo a revista britânica Times Higher Education.

A instituição oferece os cursos mais procurados, como medicina, direito, jornalismo, engenharia, veterinária, relações internacionais, administração, entre outros.

Não só isso, você também deve pesquisar pelas atividades de extensão da universidade desejada. Afinal, a vivência universitária é muito mais do que a sala de aula. Atividades de extensão são ótimas para o seu autodesenvolvimento e, lá na frente, vão contar alguns pontinhos no seu currículo.

Um exemplo são as empresas juniores: organizações formadas por alunos com fins de desenvolver projetos e prestar serviços na área de atuação do curso de graduação. Por exemplo, se você estuda na ECA-USP, você pode fazer parte da ECA Jr. – uma agência de comunicação formada pelos próprios graduandos de publicidade, relações públicas e turismo.

Se você gosta de esportes, pode participar das atléticas. Se gosta de criar e desenvolver projetos, participe dos núcleos de empreendedorismo. Para explorar novas culturas e trabalho voluntário, procure a AIESEC. Enfim, as universidades oferecem uma infinidade de atividades de extensão, não deixe de participar de alguma.

Outro indicador recente, o Ranking Universitário Folha – RUF, traz um grande estudo sobre 192 universidades brasileiras. Veja as cinco públicas mais bem classificadas pela ordem de colocação:

Universidades públicas:

1ª) Universidade de São Paulo – USP
2ª) Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
3ª) Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
4ª) Universidade de Campinas – UNICAMP
5ª) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Federal de Minas e a Federal do Rio Grande do Sul também oferecem os cursos mais almejados.

Vale conhecer também a Universidade Estadual de São Paulo – Unesp (dê uma olhada nas cidades aqui), a UFSCar – em São Carlos e a Unifesp. Essas também são muito bem conceituadas.

Universidades privadas:

Agora, veja as cinco melhores universidades particulares do Brasil:

1ª) Pontifícia Universidade Católica do Rio – PUCRJ
2ª) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
3ª) Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
4ª) Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
5ª) Universidade de Caxias do Sul – UCS

Para os cursos na área da saúde, a jovem Faculdade de Medicina Albert Einstein é uma das mais procuradas. A PUC-Campinas e PUC-SP (Campus Sorocaba) também são boas opções.

Instituições como FGV e Insper têm também atraído e formado tradicionalmente grandes profissionais em Administração e Economia, além de estarem oferecendo mais recentemente outros cursos como Direito e Relações Internacionais.

Se você já percebeu que quer mesmo os cursos na área de Comunicação Social, vale conhecer a Faculdade Cásper Líbero, a ESPM e a Universidade Metodista de São Paulo.

O mais importante de tudo, informe-se sempre, visite as instituições de ensino que você quer cursar e veja como estão avaliadas. Afinal, você levará profissionalmente o nome delas junto ao seu por toda a vida!