4 dicas para o seu filho se dar bem nos estudos

Estudo e diversão devem sempre andar juntos. Por isso, planeje, converse e motive!

Se existe um desejo que todos os pais têm em comum é que o filho vá bem na escola. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.

A criança possui inúmeros obstáculos para estudar: a programação da TV, o videogame, os jogos do tablet, a Peppa Pig, os carrinhos de brinquedo, tudo parece mais interessante que um tempo de estudos.

anglo-estudar-filho

A maioria das famílias se angustiam com essa concorrência desleal e acabam proibindo as diversões do pequeno. Mas saiba que essa não é a melhor atitude a se tomar: um bom estudo não requer renúncia em diversão.

Segundo pesquisas conduzidas pelo cientista Robert Stickgold, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para manter a boa disposição do seu filho para estudar.

Um caminho para que ele tenha um tempo de estudo mais produtivo é planejar e ter um bom roteiro de atividades. Confira dicas da assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Débora Hoffmann:

1. Defina com ele um horário de estudo.

O cérebro se habitua a estudar quando existe uma rotina. Sempre no mesmo horário. Isso pode ser proposto de maneira leve e convidativa: “que tal fazermos desta forma? Ficará melhor para você?”.

2. Atenção exclusiva nos estudos.

Hora de estudar é hora de estudar. Computador, televisão e outros aparelhos precisam ser desligados para que o estudo seja mais produtivo. Não tem jeito. Mostre a importância do foco!

3. Estabeleça metas.

o que vai estudar e o que deseja alcançar. A criança pode ser uma grande administradora e sentir satisfação em ser a responsável por alcançar seus objetivos, desenvolvendo assim a sua autoestima.

4. Como estudar.

Uma ideia é sugerir para o seu filho intercalar as matérias preferidas com as que ele não gosta tanto. Ninguém gosta de tudo, ajude-o a se desafiar no que tem menos afinidade.

Estudar é um hábito a ser desenvolvido
para a vida, por isso mostre a importância disso para ele. Relacione o que ele está aprendendo com o dia a dia dele, seja parceira da escola nesse processo.

Se tiver seu caderno de escola, mostre a ele. Fale sobre o que mais gostava de estudar. Isso também pode motivá-lo.

Por último e não menos importante, respeite o tempo dele e acredite: ao longo dos anos, isso se tornará um hábito.

Estudar com tranquilidade pode ser mais difícil para algumas crianças, mas quando elas percebem o real significado, todas são capazes de aquietar-se para fazer a lição de casa e obter satisfação com a tarefa.

O planejamento, o diálogo, a motivação, o tempo de descanso e lazer ajudarão.

cta-anglo-brexit