ENEM 2015 por escolas: confira as notas!

A nota do ENEM é um dos números mais comentados pelas escolas atualmente. Mas você sabe o que ela significa? Nessa terça-feira, o ministro da Educação, Mendonça Filho, divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola em uma conferência no MEC.

Confira aqui a planilha de resultados do Enem por Escola. 

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio, podendo servir como subsídio para o estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. Quando disponibilizados por escola, os resultados agregados das proficiências médias possibilitam a análise pela comunidade escolar e pelas famílias, para que se percebam os avanços e desafios a serem enfrentados.

Os resultados do Enem por Escola devem, no entanto, ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.

Na análise de resultados, é importante ainda considerar as informações contextuais que são disponibilizadas, como os indicadores de nível socioeconômico e de formação docente da escola.

O Enem por Escola disponibiliza as médias e os percentuais de alunos em cada um dos quatro níveis de proficiência e da redação dos estudantes que participaram do Enem, por escola, para cada uma das áreas do conhecimento consideradas, quais sejam:

  1. Proficiência em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
    II. Proficiência em Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    III. Proficiência em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
    IV. Proficiência em Matemática e suas Tecnologias;
    V. Proficiência em Redação.

Esses resultados foram divulgados para as escolas que cumpriram, concomitantemente, os dois critérios a seguir:

  1. a) possuir pelo menos 10 (dez) alunos concluintes do ensino médio regular seriado participantes do Enem 2015; e
  2. b) possuir pelo menos 50% de alunos participantes do Enem 2015, de acordo com os dados do Censo Escolar 2015.

Fonte: Portal Inep

cta-anglo-transmissao