Enem 2015 por escola: a importância do contexto da nota

A nota do Enem por escolas pode não significar uma superioridade na qualidade da educação. Entenda o porquê.

Na última terça-feira, dia 04/10, o pronunciamento do Ministro de Educação foi o pontapé inicial para o acesso público às notas do Enem 2015. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio avalia o aprendizado do aluno e auxilia as escolas a estabelecer caminhos para a melhoria na qualidade da educação.

A liberação dessas notas sempre acaba promovendo a montagem de rankings aos montes. Mas saiba que é preciso muita cautela na utilização e entendimento dessa forma de comparação entre escolas.

É importante entender o contexto no qual a escola está inserida para que as comparações possam ser, no mínimo, mais justas. Confira a explicação do Profº Fábio Aviles:

Um primeiro filtro de contexto é realizado pelo próprio Inep ao liberar notas das escolas que tiveram pelo menos 10 alunos participantes do Enem 2015 e cuja taxa de participação foi igual ou superior a 50%.

Além desse, que outros contextos podemos e devemos levar em consideração? Que outras informações a planilha liberada pelo Inep nos trás? Vamos a elas:

– Indicador de nível socioeconômico dos alunos;

– Indicador de formação docente (professores licenciados na mesma disciplina que lecionam ou bacharéis na disciplina com complementação pedagógica);

– Indicador de permanência na escola (relação de alunos que começam e terminam o ensino médio regular no mesmo colégio);

– Porte da escola (número de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular).

Com esses parâmetros, podemos pensar em como uma nota alta no Enem pode ser obtida.

Por exemplo, pense qual escola deve ter melhor resultado: uma escola de grande porte com indicador de permanência elevado e alto nível socioeconômico ; ou uma escola de médio porte, nível socioeconômico muito alto e baixo indicador de permanência?

Analisando a fundo, comparar escolas com contextos diferentes, sem ponderar diversos fatores intra e extra escolares pode ser considerado bastante inadequado. E esses nem são todos os contextos existentes!

Para nós, viventes e apaixonados por esse universo da escola, é fundamental entender as informações apresentadas e utilizar, da melhor maneira possível, para comunicar a comunidade escolar. Especialmente, para desenvolver estratégias que possibilitem “subir a régua” do desempenho dos alunos da escola.

Nessa sexta-feira, 7 de outubro, o Professor Fábio Aviles do Anglo explica o que significa de cada componente da nota do Enem da escola. Entender por que a sua escola ficou em determinado lugar no ranking do Inep é muito importante para traçar as metas e objetivos da sua escola para os próximos anos. Acompanhe pela página do Sistema Anglo de Ensino!


Por Fábio Aviles, licenciado em química pela Unicamp, com especialização em coordenação pedagógica, gestão escolar e avaliação educacional. Atua na coordenação pedagógica do ensino médio do Sistema Anglo de Ensino.