Zika vírus: alunos dão aula sobre o Aedes aegypti

No último ano, a América Latina vem enfrentando um sério problema de saúde pública: o surto do zika vírus. Suspeita-se que a entrada do vírus no Brasil tenha acontecido durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de todas as partes do mundo – inclusive de áreas tropicais atingidas de forma mais intensa pelo vírus, como a África e a Polinésia Francesa na Oceania.

Com sintomas mais brandos que os da dengue e os da febre chikungunya, ambos transmitidos pelo Aedes aegypti, o zika vírus não recebeu a atenção das autoridades inicialmente. Porém, tempos depois, descobriu-se que a infecção causada pelo vírus está associada a casos de microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré.

Para promover o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, o governo federal promoveu o concurso chamado Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti no segundo semestre de 2016. O concurso escolheu vídeos de até 90 segundos que apresentassem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

A escola Anglo Acre foi a vencedora nacional do concurso! O vídeo dos alunos apresentou toda a ação realizada pela escola para a Semana Nacional de Mobilização da Família e Comunidade Escolar pelo combate ao Zika vírus. Dá uma olhada:

O projeto foi todo co-criado com a ajuda de alunos e professores do colégio. Os alunos levantaram os dados e produziram o vídeo em conjunto com os professores de Teatro, Biologia e Artes. Eles também escreveram as falas de cada um, ensaiaram durante alguns encontros e fizeram a gravação no horto florestal da cidade.

O vídeo foi divulgado amplamente em todas as redes sociais e participou de júri popular, do qual saíram vencedores nacionais e vencedores do prêmio de melhor vídeo da Região Norte.

COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Aqui você encontra o edital do concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti . O MEC sempre promove concursos e programas interessantes para as escolas, então fique ligado e mobilize seus professores e alunos!

Curta a fanpage do Ministério da Educação (MEC) para não perder as novidades.

INSPIRE-NOS

Mobilizar os jovens a combater uma questão tão importante como o zika vírus, é essencial para o país inteiro. Pensar em saúde pública é pensar em uma série de medidas que garantem o bem-estar dos indivíduos de uma sociedade. E é isso que o Anglo Acre está fazendo!

O jovem tem uma grande responsabilidade sobre os rumos do Brasil e, envolvê-lo na questão da saúde desde cedo, é um grande ganho para todos nós.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.