Cidadania digital: saiba como agir no mundo virtual

Com cuidados simples, seu filho e toda a família usarão a internet sem perigos

Nos dias de hoje, não fazemos quase mais nada sem ajuda da internet. Já reparou o quanto ela está presente nas nossas vidas? Desde o momento que seguimos pelo caminho com menos trânsito, quando queremos uma receita diferente para o jantar ou mesmo quando não temos a resposta para alguma pergunta. Já experimentou ficar desplugado por 24h, pelo menos? A nossa relação com o digital é tão intensa que às vezes parece que isso vai acontecer, não é?

Toda essa facilidade não pode, no entanto, esconder que o espaço virtual também oferece perigos. Junto a ele, conhecemos o cyberbullying, a falta de privacidade na rede, as falhas de segurança e muitos outros dilemas digitais que são um verdadeiro desafio para as famílias. Entre os maiores riscos, estão os downloads de malwares e vírus. Faz ideia do que seja isso?

Malware, para simplificar, significa “programas maliciosos”. Ele pode causar danos e apagar dados, roubar informações do computador, divulgar serviços e por aí vai. E o vírus se espalha e tem a capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e espalhar para outros computadores.

Para você ter ideia, nos anos 2000, uma falsa carta de amor que se espalhou por e-mail com o nome “ILOVEYOU”, foi responsável pela perda de bilhões de dólares em diversas empresas. Ao abrir o e-mail, um programa malicioso acessava todos os dados dos computadores e danificava as máquinas infectadas. Imagina o prejuízo disso para uma empresa.

Então atenção: seu filho costuma baixar jogos e filmes? Está aí mais um exemplo de espaço de risco. Muitos sites atraem usuários para infectar os computadores. Além de um possível estrago, clicando em sites e links não confiáveis, uma criança ou adolescente pode acabar abrindo as portas para os hackers. Eles usam aplicativos e programas para invadir as máquinas, acessar dados pessoais, bancários e senhas.

No caso de adolescentes, tem crescido o número de casos de exposição de fotos constrangedoras e chantagem emocional. Esses são outros pontos de atenção.

Mas fique calma, tudo isso pode ser evitado. Com cuidados simples e algumas mudanças no comportamento, toda família ficará protegida.

Confira nossas dicas de cidadania digital para evitar problemas e conscientize o seu filho.

cta-anglo-cidadania-digital