Perigos na internet: monitorar respeitando a privacidade

Proteja o seu filho sem prejudicar a relação entre vocês

“Para onde você vai?”, “com quem você vai?”, “que horas volta?”, “com qual amigo?”. Essas e outras perguntas são familiares para os adolescentes. É natural: os pais querem saber de tudo e por isso perguntam, mesmo.

Com os filhos cada vez mais conectados, pense que a mesma preocupação que você tem no mundo real, precisa ter no espaço virtual. O dilema é: até onde ir?

Muitas famílias acabam sem saber como equilibrar os cuidados sem invadir a privacidade do filho.

Em 2015, um aplicativo ficou famoso por atuar como um “espião da CIA” no celular. O TeenSafe mostra o que o usuário está postando nas mídias sociais, dá acesso a mensagens de texto deletadas e revela mensagens enviadas em aplicativos como WhatsApp e Snapchat. O que você acha disso?

Especialistas garantem: a privacidade é muito importante para o adolescente. Ao “espionar”, vasculhar e agir sem que ele saiba que está sendo monitorado, pode prejudicar a relação entre vocês.

Por outro lado, é importante monitorar e participar. No meio de tantas trocas, há perigos e cabe a você orientar o seu filho sobre a segurança na internet.

Aposte na conversa

Diálogo é fundamental. Invista tempo, busque estratégias para que a comunicação aconteça sempre dentro de casa.

Conscientize sempre sobre os perigos de adicionar contatos desconhecidos, por exemplo. Acompanhe os amigos do seu filho nas redes sociais.

Mostre interesse por esse universo, sente para estudar ou jogar e esteja por perto, mas sempre respeitando.

Se for usar algum aplicativo de monitoramento, fale sobre isso com seu filho. Estabeleça regras, mas seja transparente.

Confira outras ações que você pode fazer para que seu filho esteja seguro na internet.

cta-anglo-cidadania-digital