Saiba quando colocar o seu filho para aprender um novo idioma

Crianças bilíngues são mais ágeis e conseguem fazer mais tarefas ao mesmo tempo

Você deve conhecer alguém muito qualificado que não conseguiu a vaga de emprego porque não tinha um segundo idioma. Falar inglês se tornou quase obrigatório.

Os adultos sabem quão penoso é aprender a segunda língua. Os cursos são extensos, levam anos e ainda assim não garantem a fluência. Já passou por isso?


Olhando para essa realidade, muitos pais buscam inserir rapidamente outro idioma na vida dos filhos. Mas afinal, quando uma criança deve começar?

Quanto antes, melhor! É o que garantem os especialistas. Um estudo canadense mostrou que as crianças bilíngues são mais ágeis e conseguem fazer mais tarefas ao mesmo tempo com mais facilidade do que as crianças que aprenderam somente um idioma.

Para você ter uma ideia, entre os seis meses e os quatro anos, estão formando os circuitos de linguagem. Os neurônios, se estimulados, podem fazer novas conexões.

As crianças estão desenvolvendo suas habilidades de fala e assimilam os diferentes fonemas de forma bem simples. Isso significa que aprender a segunda língua não será complicado. Legal, não é?

Por isso, ao procurar uma escola, não se assuste ao ver que, em muitas delas, o inglês aparece já no mini maternal. Palavras tão comuns para os bebês, como bola, gato e cachorro vão surgir com outra sonoridade.

De olho no desenvolvimento da criança

O único cuidado que você precisa ter é em garantir que a língua materna seja priorizada – caso opte por uma escola bilíngue.

Também deve acompanhar se o ensino da segunda língua está respeitando o desenvolvimento do seu filho. Nada de pressa. Valorize o aprendizado lúdico e natural.