Projeto engaja e premia alunos leitores

Ler é um hábito e como tal precisa ser incentivado. A familiaridade com a leitura facilita a alfabetização: a criança se aproxima do mundo da escrita e, assim, pronuncia melhor as palavras. Sem dúvida, para o jovem, a leitura é uma grande aliada para argumentar e se comunicar bem.

A leitura desenvolve a criatividade, a imaginação, transmite valores, conhecimento e cultura. Abre portas para o conhecimento e nos faz conhecer mundos e ideias. Quanto mais cedo for essa prática, melhor! Pensando nisso, o Colégio Anglo Sorocaba desenvolveu um projeto de leitura para fomentar esse hábito em seus alunos, da educação infantil até o pré-vestibular.

xsaber
Alunos do Anglo Sorocaba que participam do projeto X-Saber.

Nomeado X-saber, ele tem como desafios desenvolver o gosto pela leitura, manter o encantamento pelos tradicionais títulos e superar a competição que inevitavelmente existe dos livros com as novas mídias. Afinal, em terra de smartphone, o “papel” perdeu um bom espaço.

Entre as estratégias adotadas, a escola propôs aos estudantes um “cartão fidelidade”. Na prática, funciona assim: a escolha do livro é feita de maneira livre, sempre respeitando a faixa etária do aluno; após a leitura completa da obra, o estudante compartilha a história com o professor; este avalia o resumo e então valida um carimbo na cartela; o cartão completo com oito carimbos lhe dá o direito a prêmios.

A ação tem conseguido engajar os alunos. Para se ter uma ideia, aumentou em 30% os empréstimos na biblioteca em 2015 e 58% em 2016. Outro benefício é que as famílias também estão participando e esse bom hábito está indo além da escola.

Segundo a coordenadora Carol Lyra, os alunos que participam do projeto têm a oportunidade de desenvolver o repertório e construir um pensamento muito mais criativo. “Ler nos ajuda a entender o mundo e a ampliar os horizontes. Essas práticas, a longo prazo, serão protagonistas da mudança no cenário nacional, e o Anglo Sorocaba já está fazendo a sua parte”, ressalta.

 COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Se quiser mais detalhes do X-Saber, veja aqui. A escola criou um hot site com mais informações que você pode aproveitar.

Uma matéria na revista Educar para Crescer também traz muita inspiração. Confira aqui diversos projetos que incentivam a leitura na escola.

 INSPIRE-NOS

Os livros não saem de moda. É papel da escola mostrar isso e aproximar seus alunos da leitura. Quem sabe, depois, ela ultrapassará os muros da escola e acompanhará esses jovens por toda a vida.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.