5 dicas para ajudar seu filho a ir bem nas provas

Às vésperas do fim do ano, saiba como manter um clima tranquilo em casa

O ano vai chegando ao fim e as provas e simulados vão tomando conta da vida escolar. Talvez seu filho já esteja se preparando para a maratona de trabalhos e exames.

O período costuma angustiar os estudantes em muitos aspectos. Então, como ajudar o seu filho a fechar o ano com chave de ouro e se livrar do clima de tensão em casa?

rendimento-escolar-filho

1. Ele vai dar conta

Primeiro, acredite que ele dará conta. Livre-se daquele pensamento de que ele é um “coitadinho”.

Converse abertamente sobre os pontos que precisam ser melhorados e as notas que precisam ser alcançadas.

2. Material de estudo

Neste período, vale dar uma checada no material e certificar-se de que ele tem tudo o que precisa para estudar, se fez anotações, grifou os textos, etc. Se faltar algo, é hora de correr atrás do prejuízo.

3. Por que fazer provas?

Se o seu filho é do tipo que detesta fazer provas, vale explicar a importância delas. É uma das formas de o professor identificar se o conteúdo foi assimilado pela sala.

4. Ofereça ajuda

Empatia e disponibilidade são palavras que devem acompanhar a vida dos pais neste momento. Ofereça ajuda. Se ele recusar, apenas diga que está à disposição.

5. Clima da casa

Tente manter o clima tranquilo. Mesmo se tiver que cobrar que ele estude, evite ameaças. Quanto melhor o clima, mais tranquilo seu filho estará para fazer as provas.