R7: Prova da Unicamp fica mais difícil e com mais questões interdisciplinares, dizem professores

Veículo: R7

Data de Publicação: 20/11/2016

 

r7

Mais de 67 mil pessoas fizeram a primeira fase do vestibular da Unicamp 2017 neste domingo (20). A prova ficou mais difícil do que em 2015 e teve mais questões interdisciplinares, afirma Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas.

— Foi uma prova muito bem feita e consistente, acima das duas anteriores. Tivemos mais questões que fazem o candidato mobilizar várias disciplinas, foram 12 este ano, contra umas quatro do ano passado. Na prova de hoje, foram questões interdisciplinares de verdade, uma inovação da Unicamp.

Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares concorda.

— O ponto alto da prova foi a interdisciplinaridade, as questões foram muito boas. A prova de história foi difícil, física e química de média a difícil, química foi muito boa.

Em relação aos temas, Tasinafo completa:

— Em geografia, teve uma questão sobre ressacas bastante atual. Em química e geografia, foi citado o desastre de Mariana. Também foi abordado o tema de violência, no geral, que também se enquadra em Direitos Humanos. Os livros de literatura da lista particular da Unicamp foram privilegiados e apareceram muito mais do que os da lista em conjunto com a Fuvest.

Moraes chama a atenção, no entanto, para uma questão de interpretação que pode acabar sendo anulada.

— É uma questão de interpretação com tirinha que cita Santos Dummont. Pode ter havido um erro de digitação, o que deixaria a pergunta sem resposta. Na alternativa B está escrito a palavra retifica, mas deveria ser ratifica. Nesses casos, a questão costuma ser anulada.

 

O índice de abstenções da prova foi de 8,6%, número um pouco maior do que em 2015, quando houve 8,2% de ausências. Ao todo, são 3.330 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da Unicamp.

A prova da primeira fase é composta de 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além de 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas. O tempo máximo de prova na primeira fase é de 5 horas e o mínimo de 3 horas e 30 minutos.

Em 2016, no Estado de São Paulo, a Unicamp vai aplicar as provas de seu vestibular em quatro novas cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Marília e Registro. Assim, a partir deste ano serão 29 cidades no Estado: Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Fora do Estado de São Paulo, a Unicamp aplicará as provas de seu vestibular em Brasília.

Ver mais…