Cidadania na escola: alunos simulam eleições 2016

O Brasil vive dias intensos de acontecimentos políticos. Em épocas assim, os cidadãos ficam mais atentos ao assunto. Com os jovens e adolescentes não é diferente. Seus questionamentos fazem com que a escola se torne um lugar onde eles conversam sobre o tema.

A escola tem um papel essencial na formação da cidadania e a ideia é que, neste espaço, os alunos tenham noção do que é ser agente de transformação e do que é democracia.

O Colégio Sólido, de Montes Claros/MG, foi uma das escolas que aproveitou o período de eleições municipais e participou do projeto Eleições do Sistema Anglo de Ensino. Trabalhou esse assunto com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de discutirem nas aulas de Português, Literatura e Filosofia, participaram de uma eleição simulada.

Para dar leveza ao projeto, levando em conta a faixa etária, os professores sugeriram que os estudantes escolhessem possíveis prefeitos e vereadores dos livros Peter Pan, Alice no país das Maravilhas e o Pequeno Príncipe.

“Demos autonomia para os alunos analisarem as propostas sobre quais candidatos realizariam as melhores obras e propostas e seriam mais corretos. Conseguimos trabalhar a conscientização de forma lúdica e empolgante”, conta a professora Micaele Moraes.

solido
“Foi uma experiência ótima, pois vai me preparar para o futuro e quando tiver idade para votar espero fazer a escolha certa para ajudar a população”, ressalta a aluna Sara Freitas, de 12 anos.
COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Aqui você encontra um especial sobre eleições e democracia feito pela Revista Nova Escola. Tem algumas ideias do que discutir com os alunos e outros caminhos.

No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), você pode ficar por dentro de como funciona. Aqui, há perguntas e repostas mais frequentes.

Lembre-se, não precisamos estar em processo eleitoral para ficar por dentro do assunto e para abrir discussões sobre política na escola.

 INSPIRE-NOS

Compreender a cidadania como participação social e política, os conceitos de democracia, a ética e os direitos e obrigações de cada cidadão é essencial para que os alunos saibam o seu papel na construção de um mundo melhor.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.