Meninas na informática: representatividade em olimpíada científica

No início do século XXI, após séculos de desigualdade e luta pelos direitos das mulheres, a presença feminina no ambiente escolar foi – enfim – equiparada à presença masculina. Segundo o Censo Escolar, em 2006, 54% das matrículas e 58% das conclusões no ensino médio foram femininas. Enquanto que em 2010, as mulheres tornaram-se maioria entre os estudantes do ensino superior brasileiro na graduação e na pós-graduação.

Apesar disso, as estudantes mulheres ainda têm uma presença muito restrita em áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia. Áreas como a Informática, inclusive, apontam para uma diminuição da titulação feminina ao longo dos últimos anos.

A baixa representatividade das mulheres nessas áreas do conhecimento pode ser evitada logo na educação escolar. O incentivo à participação em competições científicas pode inspirar muitas jovens a seguir carreira nessa área, como é o caso da aluna Carolina Moura, do Colégio Cidade de Itu, parceiro do Sistema Anglo de Ensino.

Aos 12 anos de idade, a mexicana Carolina Moura Valle Costa ,do 7º ano do Ensino Fundamental, venceu a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) deste ano. Entre 19 mil concorrentes do Brasil inteiro, ela conquistou o primeiro lugar.

Além da medalha de ouro e certificado, Carolina ainda irá participar de um curso de uma semana de programação em informática na Unicamp,  realizado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

” Não é impossível ganhar. Eu acreditava que não era possível; olhava para os ganhadores dos anos passados e ficava: “nossa, esse pessoal é muito inteligente”. E quando eu descobri que tinha ganhado, fiquei namorando o quadro de medalhas, onde aparecia meu nome em primeiro lugar. Porque até agora me parece impossível ter deixado para trás dezoito mil novecentos e noventa e nove pessoas, mas, mesmo assim, consegui.” diz Carolina

A representatividade feminina nas áreas das Ciências e Tecnologias significa impactar o interesse de meninas pela ciência e sua disposição para perseguir carreiras na área. Isso impacta diretamente no mercado de trabalho e o futuro da ciência brasileira.

COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Nesse link você encontra o calendário completo das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2017. Verifique as datas em cada Estado e mobilize seus professores e alunos!

Além das competições escolares, você também pode conhecer o programa Technnovation Challenge Brasil. Esse programa, inspira e educa garotas a solucionar problemas reais utilizando tecnologia. Com ajuda das mentoras, jovens mulheres programam aplicativos para celular e desenvolvem um plano de negócios para lançar o aplicativo no mercado –  e tudo isso direcionado para alunas do ensino fundamental e médio.

INSPIRE-NOS

Práticas como essa do Colégio Cidade de Itu são valiosíssimas para todo país. Incentivar os jovens a participar de competições extracurriculares fazem toda a diferença no aprendizado da sala de aula e colocam em prática a teoria ensinada no material didático.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.