Saiba por que o seu filho precisa brincar

Acredite na importância das brincadeiras e crie oportunidades em casa

brincadeira-escola-familia

Brincar ajuda a criança a ser criativa, se comunicar, e ter empatia pelos outros. Ela explora e entende o mundo e a si mesma, desenvolvendo habilidades intelectuais e emocionais.

Assim, é fundamental que haja tempo para brincadeiras na escola e também com a família. Para as crianças, tudo é fator de desenvolvimento.

Engana-se quem acha que a escola está se equivocando ao usar brincadeiras com seus alunos. Essa é a receita de sucesso de muitas instituições bem-sucedidas.

Um estudo da Universidades de Delaware e Temple publicado no jornal científico ChildDevelopment, nos Estados Unidos, comprova que as brincadeiras de infância são responsáveis por melhorar as habilidades das crianças.

Na Finlândia, país com uma das melhores posições no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), a cada hora de aula, as crianças param o que estão fazendo e vão brincar por 15 minutos. As brincadeiras ajudam a consolidar o que estão aprendendo. Interessante, não acha?

Brincar livre

Em casa ou na escola, ao brincar livremente, a criança desenvolve criatividade, iniciativa, imaginação e ainda interage com o colega. Há troca de conhecimentos, experiências e o crescimento é saudável.

Podemos dizer que brincar livremente é deixar que ela crie e desfaça regras. É dar a oportunidade dela ser protagonista. Ela se concentra, comunica, colabora e desenvolve sua autonomia.

Brincar livre ajuda, e muito, na descoberta de habilidades.

Brincar em casa

As brincadeiras direcionadas também são importantes e igualmente válidas. Sim, você pode sugerir e criar momentos com o seu filho, até mesmo considerando o que você mais gosta de fazer.

Há mães que adoram trabalhar com pintura, outras preferem jogos de encaixar. Há pais que adoram esportes, outros preferem desafios e caminhos a percorrer. O que vale é ser prazeroso para ambos.

Opções não faltam. Acredite na importância das brincadeiras e crie novas oportunidades no dia a dia com sua família.

#ficaadica

Conheça o site www.tempojunto.com e inspire-se com as diversas brincadeiras que podem ser feitas em casa.

One comment

Os comentários estão desativados.