Ano sabático pode valer a pena, mas não deve ser visto como férias

O Ensino Médio acabou mas sua carreira ainda não foi decidida. Fique tranquilo, você pode esperar um tempinho para tomar sua decisão!

O Ensino Médio acaba com o peso de escolher a carreira, de decidir por vestibular e universidade, de decidir o futuro da sua vida acadêmica e por muitas outras decisões cheias de pressão, certo?

Mas a verdade é que você queria mesmo um tempo para pensar melhor sobre isso e não tomar decisões na pressa. Afinal, você só tem 17-18 anos e já precisa decidir qual vai ser o seu futuro daqui uns quatro anos, no mínimo?

Você não está sozinho nessa jornada de decisões e angústias. Muita gente quer e vai esperar um tempo para se decidir e melhorar em um período de autoconhecimento. Por que não?

Surge a ideia do ano sabático (gap year, do inglês), que nada mais é do que realizar uma pausa prolongada antes de uma nova etapa. Os “sabatistas” são contra a pressão de seguir numa rotina que não lhe faz sentido e tomar decisões apressadas.

O período dura, geralmente, 12 meses. Entre o medo de escolher errado, de ficar infeliz e até mesmo de gastar dinheiro à toa, existe a opção de se dedicar a algum outro projeto pessoal ou profissional.

Não são férias

A primeira coisa e ter em mente que ano sabático não são férias. A proposta é o autoconhecimento e a segurança para prosseguir. Sua família não vai concordar com essa pausa se ela realmente não fizer sentido.

Ano produtivo

Você pode aproveitar para fazer um intercâmbio, trabalho voluntário ou uma viagem cultural interessante e incorporar novas experiências e valores no seu dia a dia.

Ócio criativo

Não existe nada melhor do que respirar novos ares e ter um tempo para buscar inspiração. Isso parece ser muito superficial, mas o ócio criativo tende a ganhar espaço. As ideias surgem, acredite.

Riscos e incertezas

Você não estará livre dela. Dar um tempo vai te ajudar a tomar uma decisão mais consciente, seja para a escolha da carreira ou qualquer outra, mas o prazo terminará e novas responsabilidades, provavelmente, entrarão na sua vida.