3 passos para você ajudar o seu filho na fase final das férias

Este é um bom período para avaliar o que pode ser melhorado em 2017

O início do ano traz, na maioria das pessoas, a reflexão do que poderia ter sido feito diferente até agora e expectativas de um novo ciclo que começará. Planos, sonhos e mudanças vêm à tona.

Em relação aos filhos isso não é diferente. É um bom momento de avaliar o relacionamento entre vocês e fazer uma retrospectiva do ano que passou. Nossa sugestão é aproveitar esse período e as férias para detectar o que, talvez, deu errado e o que pode ser melhorado.

O baixo rendimento na escola, por exemplo, pode ter alguma outra causa que, na correria, você não percebeu? Que tal fazer um check up e certificar-se que o eu filho não está com alguma dificuldade na visão – esse fato costuma interferir no desempenho das crianças, sabia?

Diversos fatores podem afetar a vida escolar do seu filho e, quanto mais atenção você der a esse aspecto, mais fácil será resolver o problema.

Hora de conversar

Aproveite esse período de rotina mais tranquila para entender o motivo de tantas vezes seu filho estar desanimado, prostrado ou triste ao ir para a escola. Bullying precisa ser acompanhado de perto.

A violência que intimida e humilha é complicada e mexe muito com o psicológico das crianças. Fique de olho nesses aspectos para evitar repetições no próximo ano.

Hora de elogiar

Toda a família possui pontos que deseja melhorar. Converse sobre as metas que precisam ser alcançadas, mas dê espaço para os elogios, para o reconhecimento do que foi feito. Fale sobre os progressos conquistados.

Hora de planejar

Planejamento é a chave do sucesso na vida em geral e também na escola. Traga senso de responsabilidade ao seu filho e mostre que ter metas, desafios e sonhos são importantes para o desenvolvimento dele.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *