Projeto de Salto incentiva o conhecimento sobre o povo árabe

Os alunos do Colégio Anglo Cidade de Salto foram apresentados ao nascimento da religião islâmica, à formação do povo árabe, seus costumes e tradições, bem como tiveram esclarecidos estigmas criados pela sociedade ocidental em relação aos islâmicos. O estudo teve a função de esclarecer e compreender a intolerância gerada no mundo atual.

Árabes, o estudo de uma civilização, é tema de um trabalho inspirado em um módulo da Apostila Anglo do 7º ano. Aprender sobre um povo com tradições diferentes causa curiosidades nos alunos. O povo a ser estudado é o árabe, e conhecer seu desenvolvimento, suas contribuições para o mundo Ocidental e principalmente sua religião faz do trabalho um campo inesgotável de pesquisas.

O objetivo de “Árabes, a história de uma civilização” foi fazer com que os alunos conhecessem e entendessem a formação do povo árabe a partir do surgimento de uma religião monoteísta, o islamismo. Para tanto, fez-se necessário conhecer sua contribuição cultural para o mundo Ocidental, valorizar o conhecimento desse povo e oferecer condições para os alunos refletirem sobre a atual situação de intolerância religiosa gerada em nossa sociedade.

A fim de desenvolver no aluno o espírito crítico e inovador, foram criadas várias estratégias para tornar a aprendizagem significativa, interessante e agradável ao mesmo tempo. Como início do estudo, os alunos receberam informações por meio de aulas expositivas referentes ao povo Árabe, fizeram leituras direcionadas sobre reportagens que relatam ações de intolerância religiosa e pesquisa orientada sobre os países que professam o islamismo.

Também assistiram ao Filme Cruzada, pesquisaram palavras de origem árabe e visitaram, em São Paulo, a primeira Mesquita da América Latina, a Mesquita Brasil, onde os alunos foram recebidos pelos Sheik e puderam observar, conhecer, aprender, questionar, registrar e compreender uma nova cultura.

Por fim, os alunos conseguiram estabelecer relações entre povos de culturas diferentes e perceber a intolerância cultural do mundo em que vivemos. Como atividade avaliatória, os alunos redigiram um relatório com o tema “Árabes, o estudo de uma civilização”, no qual puderam expor suas opiniões adquiridas durante o desenvolvimento do trabalho.

Desenvolver este trabalho possibilitou contribuir para a formação intelectual e humana dos alunos. Através das diversas atividades propostas, como leituras, pesquisas e visitas, percebeu-se que a aprendizagem se tornou mais interessante, real e atrativa. Aprenderam que o diferente não é desigual, e respeitar é o primeiro passo para acabar com a intolerância no mundo.

INSPIRE-NOS

Práticas como essa do Colégio Anglo Cidade de Salto são valiosíssimas para todo país. Incentivar os jovens a compreender o contexto em que vivemos faz toda a diferença no aprendizado da sala de aula e coloca em prática a teoria ensinada no material didático.
E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.

One comment

  1. Excelente iniciativa que deve motivar a busca de conhecimentos de outras culturas. O conhecimento científico e artístico nos transcendem, nos humanizam, desconstruindo crenças baseadas lamentavelmente em pré-julgamentos, o que é uma forma de violência. Conhecer é libertar-se! Parabens!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *