Através de dinâmica, alunos refletem sobre a importância da Filosofia

Professora usa histórias do folclore oriental para reforçar o aprendizado

O Colégio Portal de Limeira realizou uma aula diferente sobre Filosofia: com base no folclore oriental “A Semente da Verdade”, a professora Semy Caram trabalhou, junto com os alunos dos 5º ano do Ensino Fundamental I, a importância dos valores da Filosofia no cotidiano.

O folclore conta a história de Thai, um menino que tinha como principal passatempo cuidar de seu jardim, e suas flores estavam sempre exuberantes. Quando o Imperador anunciou que seu sucessor seria aquele que trouxesse a planta mais bonita, Thai ficou imensamente feliz. Entretanto, as flores não brotaram, pois as intenções do garoto não eram o cuidado e sim somente impressionar o Imperador. O menino, envergonhado, acabou por levar terra ao governante.

Para Semy Caram, professora responsável pelo projeto, a intenção da atividade era a reflexão em sala de aula. “A proposta foi colocar os estudantes para representarem os personagens da história e isso colaborou com o aprendizado”, pontua.

A professora acrescenta que a dinâmica promoveu a empatia e o cuidado com o próximo. “Realizamos um debate sobre os valores e por fim cada aluno produziu um lindo vaso de flor para presentear alguém que estivesse precisando de ajuda”, conclui.

Qualidades como honestidade, perseverança e respeito foram trabalhadas por meio do projeto e do material didático de filosofia. Esse era o principal objetivo, de acordo com a professora.

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *