Rede de colégios promove ciclo de ações solidárias ao longo de todo o ano

Integrados com atividades nas salas, os projetos visam auxiliar a formação e o desenvolvimento da responsabilidade social dos alunos

Com o intuito de mostrar a importância da solidariedade e do respeito às diferenças, pontos importantes na formação cidadã de qualquer um, a rede de colégios Singular, no Grande ABC, criou o projeto “Singular Social” e o “ESPA” (Equipe Singulariana de Proteção Animal). A cada período do ano, campanhas de doação são promovidas, engajando alunos e professores desde o Ensino Infantil até o Pré-Vestibular.

Singular Social

As campanhas do “Singular Social” iniciam no começo do ano letivo, arrecadando material escolar com foco no Ensino Fundamental, como cadernos, lápis, canetas, apontadores etc. No período de Páscoa, a arrecadação é de ovos, caixas de bombons e outros chocolates destinados à caridade.

Com o Dia das Mães, o foco é na higiene pessoal feminina. Os artigos arrecadados são levados até casas de repouso da região. Além da entrega das doações, os alunos também são estimulados a interagir com quem ali se encontra. “Nós ouvimos suas histórias ‘do tempo em que eram crianças’, tocamos música, dançamos com eles. Esse contato também é muito importante no desenvolvimento dos alunos”, afirma Roberto Beluzzo, funcionário do colégio há 38 anos e coordenador do Singular Social.

Com a chegada do inverno, vem a Campanha do Agasalho, que se estende até final do mês de julho. As vestimentas arrecadadas são destinadas aos programas de ajuda comunitária da Defesa Civil de Santo André.

Em agosto, com o Dia dos Pais, é a vez dos artigos de higiene masculina. E, tal como na campanha de Dia das Mães, é finalizada com a visita a asilos. Da mesma forma, em outubro, o Dia das Crianças promove a doação de brinquedos em bom estado a crianças carentes. E para fechar o ano, a campanha de Natal recebe doações de presentes, panetones e cestas básicas.

Desafio Singular

Além do que já está na agenda, de vez em quando surgem também campanhas excepcionais, como para o Hospital do Câncer, da Grande São Paulo, que solicita doces e bolachas.

Roberto Beluzzo diz que há ampla divulgação das ações vigentes, seja por meio de cartazes pelas unidades ou anúncios em sala de aula. Como as campanhas já são bem tradicionais, elas têm influência fora dos muros das escolas e chamam a atenção da comunidade, que também pode contribuir. Além disso, o colégio promove o chamado “Desafio Singular” entre as salas de um mesmo ano. A classe que levar a maior quantidade de materiais ganha um prêmio. Na última edição, alunos ganharam uma viagem para a cidade de Socorro, no interior do estado.

Na Educação Infantil, os professores são incentivados a chamar a atenção dos alunos para os projetos por meio de atividades, especialmente da arrecadação de brinquedos.

Com essa abundância de campanhas diferentes, o projeto pretende mostrar a variedade de itens que podem ser doados e da quantidade de pessoas que precisam deles. Em 2016, cerca de 5 toneladas de alimentos e 8 toneladas de roupas foram arrecadadas e destinadas às mais de 30 entidades, tanto do interior de São Paulo como da capital, entre orfanatos, asilos e hospitais que o Singular Social auxilia.

A ESPA

A Equipe Singulariana de Proteção Animal é o outro projeto integrado com os colégios da rede. A missão é mostrar a importância da guarda responsável, do incentivo à doação de ração e de artigos de uso animal. Através de palestras e atividades em sala, os alunos do Ensino Fundamental ficam inteirados do que o projeto prega e os do Ensino Médio são convidados a trabalhar nas feiras de adoção promovidas pelo projeto como voluntários. A divulgação é feita através de uma página no Facebook.

As feiras mensais são promovidas em conjunto com a OAB de Santo André. Sobre essa parceria, a advogada Dra. Roseli Denaldi, coordenadora do projeto, afirmou que “alguns componentes da ESPA também são componentes da comissão de defesa dos animais da OAB de Santo André. O órgão atua mais com averiguações de denúncias de maus tratos e a ESPA com a parte educativa”. Nos últimos 8 meses, foram adotados mais de cem cães e gatos.

Tal como no “Singular Social”, cada unidade do colégio também promove competições para aumentar a quantidade de itens arrecadados. Durante todo o ano de 2016, o projeto conseguiu a marca de 1,5 tonelada de ração animal. Neste ano, graças aos desafios realizados em maio, agora, já atingiram a casa das 2 toneladas de ração. A partir disso, o material é distribuído para 42 abrigos de animais da região do Grande ABC.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *