Com base na campanha da ONU para 2017, instituição de ensino promove mostra cultural

Evento que abrange os ensinos Fundamental e Médio visa a valorização das culturas

O ano de 2017 foi proclamado o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, de acordo com as Organizações da Nações Unidas, a ONU. O tema foi decidido a fim de enfatizar o grande potencial da indústria turística, incentivar o diálogo intercultural e proteger a diversidade. De acordo com dados levantados pela UNESCO – organização que prioriza a preservação da identidade cultural – essa indústria representa 10% da atividade econômica do mundo.

O Colégio ACEI, aproveitando o tema e o fato de estar localizado em uma cidade turística como Ilhabela, teve a ideia de aplicar a campanha internamente. Com foco na diversidade cultural e no respeito, foi realizada a Feira Cultural 2017, com a participação de todas as turmas do colégio.

A professora Elaine Cristina conta que foi muito importante deixar os estudantes livres para se expressarem da forma que desejassem. “Eles puderam desenvolver suas apresentações do jeito que achassem mais adequado: com exposições, música, dança etc.”

O colégio dividiu a campanha proposta pela ONU em diversos subtemas nos quais os alunos puderam se basear para a mostra, não podendo deixar de lado a questão sustentável que o assunto engloba. “A Oficina de Captação de Água, por exemplo, foi uma dinâmica muito interessante, pois nela os alunos recolheram água da chuva para reutilização”, explica Elaine.

A mostra também teve enfoque em questões do cotidiano, como a igualdade de gênero. “Os alunos do 5º ano criaram um teatro onde pautaram o machismo na sociedade. É muito interessante que crianças tão novas já estejam engajadas em causas sociais”, diz.

Elaine conta que trabalhar a parte turística foi o mais interessante para o colégio. “Em Ilhabela nós recebemos muitos turistas. É importante tanto para nós quanto para os visitantes o cuidado para que as comunidades locais sejam beneficiadas, e que os nossos patrimônios sejam preservados.”

Os participantes também contaram com diversas oficinas como bem-estar e saúde, pintura de corpo e agricultura. “Foi muito gratificante ver todos os alunos comprometidos em passar uma mensagem de conscientização. Com certeza realizaremos outros eventos futuramente”, conclui Elaine.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *