Escola promove ‘Viagens Pedagógicas’ em seu estado para alunos do Ensino Fundamental I

Roteiro em SC inclui cidades notáveis como São Francisco do Sul, Florianópolis e Pomerode

Há muitas maneiras de estimular o aprendizado e viajar é uma das mais dinâmicas. Além de conhecer pessoas, locais e culturas novas, ainda existe o privilégio de ser dono das próprias descobertas.

Pensando em proporcionar essa experiência aos alunos, o Centro Educacional Machado de Assis, localizado em Joinville – SC, realizou as “Viagens Pedagógicas” pelo estado com as turmas do Ensino Fundamental I.

A coordenadora de eventos do colégio, Aline Butzke, acompanhou todos os passeios com as turmas que participaram. Para ela, o trabalho foi de grande importância: “Era essencial que eles abrissem os olhos, expandissem a mente e vissem o mundo. Na verdade, não só para vê-lo, mas como transformá-lo para melhor; assim, a sala de aula fica do tamanho do mundo”.

As turmas do 2º ano, por exemplo, visitaram São Francisco do Sul, escolhida pela sua bagagem histórica. “É a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme se deve ao casario em estilo colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, explica Aline. Além do tour pela cidade, as crianças visitaram o Museu do Mar e o Projeto Toninhas – centro de pesquisas voltado para mamíferos marinhos.

A fim de aplicar seus conhecimentos em Ciências, os alunos do 5º ano conheceram o Centro Histórico de Florianópolis e isitaram o Projeto TAMAR, organização em prol da vida marinha. “Lá, as crianças puderam observar bem de perto as tartarugas marinhas e conhecer mais sobre as espécies”, conta Aline.

Já os alunos do 4º ano, viajaram para Pomerode a fim de conhecer a Vila Encantada e estudar mais sobre os dinossauros. Em seguida, foram passear no Zoo Pomerode e viram mais de 1.300 animais pertencentes a 250 espécies.

Para Aline, os alunos puderam acompanhar na prática o que aprendem com os materiais didáticos em sala de aula, tornando o conhecimento mais aplicável e significativo. E, mais do que isto: “Exercitaram sua autonomia, cidadania e responsabilidade”, conclui a educadora.

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