Projeto associa cinema e debates em sala de aula

Colégio Anglo Cidade de Salto exibe filmes como “A Lista de Schindler” e “Na Natureza Selvagem”

O Colégio Anglo Cidade de Salto iniciou em maio deste ano seu novo projeto, o Cineanglo, que, como aponta o nome, parte da sétima arte para aprofundar temas abordados em sala de aula. Entre os filmes selecionados pelos professores estão “A Lista de Schindler”, “Na Natureza Selvagem” e “O Dia Depois de Amanhã”.

As sessões ocorrem no período noturno e o comparecimento é facultativo, mas graças à ampla divulgação do projeto, apenas 5% dos alunos não estiveram presentes. Como entrada, o colégio pede que cada aluno traga, pelo menos, um artigo de higiene. Com as sessões realizadas até agora, a escola conseguiu arrecadar mais de 280 itens destinados à instituição de caridade local Casa de Naim.

Segundo Rita Barbosa, coordenadora do Ensino Fundamental II ao Pré-Vestibular, o que levou os educadores a trabalhar o cinema foi o fato de a linguagem cinematográfica ser complexa e envolvente. “Há uma excelente aceitação do público jovem. O cinema apresenta imenso potencial de aproveitamento no processo educativo, melhora e desenvolve a consciência crítica e reflexiva.”

De maio até 1º de junho, os filmes escolhidos abrangeram temas das disciplinas de História, Geografia e Ética. Para cada uma das exibições, foi designado um professor que fez intervenções durante a projeção e esclareceu as dúvidas dos alunos.

Os filmes foram exibidos para as turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Para o segundo semestre, a ideia é fazer sessões também para as classes do Ensino Médio. Entre as sugestões dos professores para o próximo semestre estão longas como “O nome da Rosa”, “A Onda” e “Mil Vezes Boa Noite”.

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *