Escolas realizam atividade em conjunto para debater temas atuais

Anglo Sorocaba, Itapetininga e São Roque desenvolvem o Anglo Fortíssimo, projeto para potencializar o pensamento crítico dos estudantes

As unidades do Anglo Sorocaba/SP, Anglo Itapetininga/SP e São Roque/SP abriram as portas aos estudantes para a realização do Anglo Fortíssimo, projeto que consiste em uma aula especial gratuita para alunos de escolas públicas e particulares dos ensinos Fundamental e Médio. Para estrear o projeto, os temas escolhidos foram “A Coreia do Norte no Cenário Mundial” e “Estados Unidos da Era Trump”.

Durante a manhã, após a Maratona Enem, os alunos se reuniram para debater o avanço do programa nuclear norte-coreano e as consequências de possíveis retaliações dos Estados Unidos. “Três professores de áreas correlacionadas comentaram o assunto. Ao final da exposição de cada especialista e de um bate-bola entre os mesmos, foi aberto um espaço para que os alunos pudessem realizar seus questionamentos”, diz o coordenador pedagógico do Ensino Médio e Pré-Vestibular da Unidade São Roque e um dos idealizadores do projeto, Sandro Nascimento.

O Diretor Geral da unidade, Moacir Faria, destacou a importância do evento como estratégia de potencializar a Maratona Enem no relacionamento com estudantes da escola e futuros alunos.

A ideia do Anglo Fortíssimo é ser não só relacionado a questões geopolíticas, mas também adaptado a outras modalidades, como produção de texto. A maleabilidade do projeto faz com que cada unidade participante dê a dimensão diferente ao projeto. “A ideia do Anglo Fortíssimo é de preparar o aluno do Ensino Médio para o vestibular, mas, ao mesmo tempo, acostumar o estudante do Ensino Fundamental com temas e professores que eles irão conviver nos próximos anos”, afirma Lucimar Reis, coordenadora do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Anglo Itapetininga.

De acordo com o coordenador pedagógico do Anglo Sorocaba, Ademir Feliziani, o Anglo Fortíssimo ajuda a desenvolver uma visão completa do tema para os participantes. “É necessário que os adolescentes tenham esse panorama geral dos assuntos discutidos na atualidade para então poder formar sua opinião sobre qualquer tema”,conta.

De acordo com a diretora acadêmica do Anglo Sorocaba, Carol Lyra, o Anglo Fortíssimo ajuda a desenvolver uma visão completa do tema para os participantes. “É necessário que os adolescentes tenham esse panorama geral dos assuntos discutidos na atualidade para então poder formar sua opinião sobre qualquer tema”, afirma.

A equipe do Anglo Sorocaba planeja pelo menos mais duas edições do Anglo Fortíssimo antes do Enem, que esse ano acontece nos dias 5 e 12 de novembro.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *