Alunos aplicam conceitos de Física no dia a dia construindo pontes de macarrão

Projeto inspirado em competição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ajudar a compreender conceitos do ensino de exatas

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Millenium Construtivo (Mogi das Cruzes/SP) participaram do projeto educacional “Ponte de Macarrão”. Promovido pelos professores de física André Luiz e de matemática Roger Rodrigues, o trabalho seguiu o regulamento da Competição de Pontes de Espaguete da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), evento proposto como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da universidade.

A proposta foi construir uma ponte treliçada de macarrão tipo espaguete desenvolvida em quatro etapas: análise, projeto, construção e ensaio destrutivo. As maquetes deveriam ter vão de 1 metro e não poderiam passar do peso de 750g.

“Queríamos lançar algum desafio que mexesse um pouco com o ensino médio, para os alunos saírem da rotina, buscamos um projeto em que pudéssemos testar suas aptidões e incentivar a autonomia, e então surgiu a ideia de fazer o torneio”, conta o professor André Luiz.

Tudo começou no final de março, quando os alunos interessados se inscreveram em grupos de até quatro pessoas. Como inscrição, cada estudante trouxe um pacote de espaguete, que foi doado para uma instituição local.

O objetivo principal era atrair alunos do 3º ano, que estão sempre mergulhados nas preocupações dos vestibulares, mas foi permitida a inscrição de estudantes de todo o Ensino Médio. Alunos do 1º ano acabaram conhecendo alguns conceitos de Física na prática antes de serem apresentados à teoria em sala de aula.

Seguindo os documentos e ferramentas disponíveis online na página da competição promovida pela UFRGS, os estudantes tiveram acesso aarquivos, tutoriais e vídeos apresentando técnicas, testes e cálculos a serem feitos antes de colocarem a mão na massa.

Em abril, foi oferecida uma oficina para que dois componentes de cada grupo pudessem tirar suas dúvidas a respeito do manuseio dos materiais e do uso do software para encontrar as forças de tração e compressão.

Os participantes tiveram até o dia 26 de maio para entregar as pontes finalizadas. No dia 30, as construções foram postas à prova. Com saquinhos e discos de metal pendurados em um gancho atrelado ao centro da ponte, os alunos puderam constatar quanto peso suas pontes aguentavam, antes de sucumbirem despedaçadas.

A construção do grupo vencedor conseguiu aguentar 25kg. As que ficaram em segundo e terceiro lugares suportaram, respectivamente,  23,8kg e 13,1kg.

2 comments

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *