Ação promovida por ONG ajuda estudantes a entenderem a realidade dos maus tratos com animais

Músicas, palestra e contato com cão vitimado estão entre as atividades da SOUL Animal no Colégio Anglo Bom Pastor (MG)

É importante saber respeitar a Vida. A Vida assim, com letra maiúscula, tal qual uma entidade, engloba não só aquela dos seres com telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, ou a dos espécimes do reino vegetal, mas também a dos outros animais. A ação do Colégio Anglo Bom Pastor (Extrema – MG), em parceria com a ONG local SOUL Animal, deu destaque para o respeito com os bichinhos de estimação – que, definitivamente, não são inanimados brinquedos de pelúcia.

O evento consistiu em uma palestra ministrada pela fundadora da organização de proteção aos animais, Bella Guima, que conscientizou os alunos sobre os cuidados animais e tratou de pontos como a posse responsável, os direitos dos animais, castração e os maus tratos. Houve interação com as crianças através de músicas e do contato com a cadelinha Aysha, um animal especial, que teve uma de suas patas amputadas após ser pisoteada por um boi. Foi adotada pela própria Bella durante os primeiros meses de vida da ONG. Pelo contato com Aysha, os alunos puderam se aproximar da dura realidade dos animais abandonados.

“Acredito que promover a conscientização é a melhor maneira de formar cidadãos preocupados com o futuro, pois é desde a pequena infância que se incute questões de solidariedade e respeito para com o outro”, conta Luana Giovanini, professora e coordenadora pedagógica do Colégio Bom Pastor.

Dando continuidade ao projeto, várias atividades foram feitas de acordo com a faixa etária dos alunos como desenhos para colorir, questionários de múltipla escolha, entrevistas e rodas de conversas.

Nas salas de aula, pôde-se ver a repercussão da iniciativa nos questionamentos levantados e nas cobranças feitas pelos estudantes aos pais, afirmando a importância desse trabalho no colégio.

“Foi um trabalho muito gratificante e proveitoso. Tenho certeza de que alunos e professores colocarão em prática todo o aprendizado proporcionado pelo projeto, aplicando e expandindo os conhecimentos adquiridos”, conclui Luana.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *