Atividades enriquecem experiências individuais e coletivas dos estudantes

Colégio Anglo 21 promove ações lúdicas que estimulam práticas pedagógicas inovadoras

Aproveitando a chegada da 21ª semana letiva do ano, o Colégio Anglo 21 – São Paulo (SP) preparou várias atividades diferentes na chamada “Semana 21”.

Em sua primeira edição, os estudantes do Ensino Fundamental II puderam participar de diversas oficinas, aulas especiais, jogos interclasse e sessões de cinema seguidas de debates. Alguns dos filmes projetados nesta atividade foram o “Escritores da Liberdade”, “Vermelho Como o Céu”, “A Língua das Mariposas” e “O Menino no Espelho”.

Os alunos também mostraram seus pontos de vista produzindo vídeos sobre assuntos escolares como: “O que você mais gosta e o que e como gostaria de melhorar?”; ou, no caso dos estudantes do 9º ano, “Como será a entrada no Ensino Médio?”. Também aconteceram oficinas de Astronomia e Criação Fotográfica, além das mesas redondas que trataram sobre racismo no esporte e a questão indígena.

Além da interação entre alunos e professores, a semana abarcou eventos externos, como a excursão para a estação de tratamento de água da Sabesp, o piquenique no Parque Severo Gomes e o passeio para a OCA, no Parque do Ibirapuera.

Segundo Daniel Helene, coordenador do Ensino Fundamental II, a Semana 21, pedagogicamente, planta uma semente importante no segmento, que é a de “estimular a realização de práticas pedagógicas diferenciadas”.

O educador ressalta que as atividades da “Semana 21” seguinte não precisarão ser realizadas na 21ª primeira semana letiva. São atividades mais lúdicas, porém “os alunos precisam começar a enxergá-las como plenamente escolares, ou seja, como situações em que se ensina e se aprende”.

“Entre os professores, essa semana também é muito importante porque indica algo que queremos tornar cada vez mais presente nas aulas regulares do Ensino Fundamental II”, complementa Daniel.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *