Alunos da Educação Infantil resgatam a história e a arte do circo

“Projeto Circo” coloca em pauta o respeito às várias culturas e estimula alunos a desenvolverem habilidades artísticas

Em meio a tantas diferentes formas de entretenimento, algumas acabam sendo passadas para trás,mas não podem ser esquecidas. Em atividade bimestral do Colégio Rama (São Paulo – SP), as crianças da Educação Infantil puderam conhecer a arte secular do circo.

“Apesar de ser menos presente na paisagem urbana, o circo ainda é muito chamativo, perfeito para a Educação Infantil. O colorido intenso, as músicas e os personagens chamam a atenção das crianças”, conta Gabrielle Oliveira, professora e organizadora do projeto.

No início das atividades, pouquíssimos estudantes sabiam do que se tratava o circo. A professora montou então uma apresentação com ilustrações e vídeos sobre a história da arte circense e suas manifestações em diferentes culturas e épocas. Nesta etapa, foi trabalhado o respeito às diferenças entre os povos.

Em seguida, dedicou-se uma aula para aprofundar cada personagem do espetáculo como o palhaço, o equilibrista, o mímico. Para cada um deles, as atividades treinaram aptidões diferentes. No caso do palhaço, os sentimentos; com o equilibrista, a coordenação motora; a dramatização, por sua vez, ficou com a mímica. A partir do vestuário, a professora também conseguiu abordar números, quantidade e formas geométricas.

Na última etapa do “Projeto Circo”, Gabrielle propôs aos alunos que montassem, com a ajuda dos pais, seus personagens favoritos a partir de sucata e materiais recicláveis. O evento de encerramento desenvolvido de forma lúdica, à maneira circense, contou com exposição dos artesanatos e uma mostra de vídeos das atividades desenvolvidas. Pais e mães puderam participar. “Foi um projeto bem dinâmico. Cada criança se encontrou em um personagem”, relata a professora.

Essa foi uma das atividades bimestrais desenvolvidas com o Jardim I. Entre as próximas está o projeto “Jardim de Poesias”, em que os educadores trabalharão a sensibilidade a partir da literatura.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

One comment

  1. Projeto sensacional, meu filho participou e adorou! Metodologia utilizada nota 10. Parabéns professora e Colégio Rama.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *