Personagens de Maurício de Sousa servem de base para os trabalhos de mostra temática

Alunos do Ensino Fundamental desdobraram conteúdos de aula em série de exposições

A “Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa, foi inspiração para a Mostra Artística Cultural realizada pelos alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Anglo Ubá (Ubá –  MG). A leitura serviu de motivo para as exposições e canal para abordar temas como a linguagem, o meio ambiente e o êxodo rural.

Aberta para visitação dos pais, a mostra teve diversos trabalhos temáticos divididos entre as turmas com base nos últimos assuntos aprendidos em sala. No caso do 1º ano, a partir da pauta ecológica, uma das turmas encarregou-se de explicar compostagem, a separação correta dos lixos, enquanto outra mostrou o cultivo de mudas de uma horta suspensa, em exposição.

O jeito caipira representado por Chico Bento e Rosinha foi a base para os 2ºs anos desenvolverem um estande que exibiu as diferenças entre a vida urbana e a vida no campo.

Já os 3ºs anos exibiram um trabalho sobre a dengue, os sintomas da doença e as formas de prevenção.

“A assessoria do professor é importante, mas a mostra pertence aos alunos”, afirma Patrícia Beluso, coordenadora do Ensino Fundamental I do colégio. “Desenvolvemos com o evento a autonomia dos alunos, de fazer as pesquisas e planejar as apresentações, a reunião de materiais a serem expostos e a decoração dos estandes”.

A biografia de Maurício de Sousa e a trajetória de sua icônica turma, dos jornais até as revistinhas, por sua vez, foram o tema de uma das turmas de 4º ano, enquanto outra pensou em sustentabilidade criando brinquedos com materiais recicláveis e reutilizando óleo de cozinha para produzir sabão.

Por fim, uma das turmas do 5º ano apresentou o tema das variações linguísticas, do preconceito linguístico e da troca de fonemas, simbolizada pelo distúrbio de fala de Cebolinha. Para produzir o material sobre o assunto, os alunos tiveram o auxílio de uma palestra com a fonoaudióloga Marina Chirico. E, enquanto uma das turmas tratava da língua, a outra montou um estande recheado de experiências, apresentada com o “Laboratório do Franjinha”, nomeado em referência à personagem do cientista da Turma da Mônica.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *