Estudantes refletem sobre as relações entre corpo e arte em produção de clipe musical

Vídeo levanta questões sobre posicionamento de mundo e ativismo, pensando a arte como ampliação da realidade

Como eu lido com o meu próprio corpo? Como enxergo o mundo e como ele me enxerga? O que significa ser um sujeito ativo na sociedade? São essas algumas das questões que o espectador pode se fazer assistindo ao clipe musical produzido por alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo Cerquilho (Cerquilho – SP).

O vídeo baseia-se na música “Não recomendado”, do carioca Caio Prado, ativista no campo de combate ao preconceito de raça, de gênero e de orientação sexual. A turma se reuniu, filmou e montou diversas cenas alegóricas que promovem um posicionamento crítico sobre temas como ativismo e representatividade, além de trabalhar a ideia da arte como extensão da realidade.

Quando propôs o trabalho para os alunos, o professor de Educação Artística João Armando discutiu o assunto em sala e apresentou, como referência, vídeos como “Eu escolhi você”, da cantora Clarice Falcão. Nele, a artista tenta explorar o corpo de forma lúdica, não ‘sexualizada’.

Também foi referência a apresentação de Lady Gaga na edição de 2016 do Oscar, em apoio à causa feminista, com a música “Til it happens to you” (até que isso aconteça com você, em tradução livre).

“O vídeo é uma produção que tem base nas reflexões que desenvolvemos com os alunos desde os anos finais do Ensino Fundamental II e que damos continuidade no Médio”, conta o professor. “Buscamos explorar o posicionamento dos alunos perante o mundo no sentido mais amplo.”

Os alunos tiveram liberdade para produzir um conteúdo audiovisual de qualquer natureza. “Meu papel foi o de apresentar um repertório que auxiliasse os estudantes a desenvolverem as ideias da forma como quisessem”, afirma João.

Acabaram optando pela vertente musical, na mesma linha do conteúdo em sala, contribuindo com as suas bagagens culturais. A exemplo disso, as cenas que trazem referências do cotidiano, como o noticiário, ou a questão de apropriação do espaço público no encerramento do clipe.

O vídeo foi apresentado em sala de aula e publicado na página do Colégio Anglo Cerquilho no Facebook.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *