Alunos desenvolvem habilidades e autonomia no projeto “Qual o seu talento”

Turmas do Fundamental II ao Ensino Médio se reúnem semanalmente para apresentações relacionadas aos seus maiores interesses

Atento à possível mudança do Ensino Médio, o Colégio XI de Agosto, de Pereira Barreto (SP), trabalha com seus alunos novas formas de desenvolver a autonomia e o interesse específico de cada um. Por meio do projeto “Qual o seu talento”, estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio buscam explorar seus pontos fortes e apresentá-los à escola uma vez por semana.

“Queremos mostrar o potencial de cada aluno e, assim, desenvolver esse potencial ainda mais. No projeto, cada estudante escolhe uma área de preferência e tem toda a liberdade para desenvolver um projeto relacionado a esse tema para apresentá-lo no pátio da escola. Já tivemos números musicais, experimentos científicos e, nas próximas semanas, devemos assistir a performances teatrais e vídeos de jovens que se lançarão como youtubers”, conta a pedagoga Magali Teixeira, idealizadora do projeto junto com a professora de matemática Nanci Regina Machado.

A cada semana, três alunos realizam apresentações de até trinta minutos de duração. O trabalho pode ser em grupo ou individual, ao vivo ou gravado, científico ou artístico. O importante, segundo Magali, é que cada um faça algo que goste e descubra seu potencial, o que pode interferir no futuro profissional dos jovens e na conscientização de cada um.

“O Ensino Médio, por exemplo, está responsável pela Rádio XI de Agosto, um sistema de som instalado para conduzir as apresentações. Eles escolhem as músicas dos intervalos e temas importantes para serem discutidos. Um grupo já se dispôs a falar sobre as questões relacionadas a violência contra mulheres e vão desenvolver o tema”, conta Magali.

Na vanguarda – A iniciativa do Colégio XI de Agosto surge em um momento onde a discussão em torno da reforma do Ensino Médio ganha força. No projeto sugerido pelo MEC (Ministério da Educação), as 13 disciplinas obrigatórias atuais podem dar lugar a um currículo mais flexível, onde 40% da grade curricular será escolhida pelo próprio estudante nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ensino Profissional.

Quando aprovado, o projeto exigirá uma adaptação por parte de todas escolas, mas também dos alunos, que precisarão realizar escolhas importantes para o futuro. Por meio de projetos como “Qual o seu talento”, os estudantes do Colégio XI de Agosto já estão desenvolvendo autonomia e a maturidade para tomada de decisões caso precisem lidar com essas escolhas em um futuro próximo.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *