Colégio produz vídeo de conscientização sobre a dengue e ganha prêmio nacional

Curta-metragem foi produzido por alunos de colégio em Rio Branco (AC)

Como preparação para o verão que está por vir, os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Primeiro Passo (AC) participaram de um concurso promovido pelo MEC cujo tema era “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti”. O projeto faz parte da Semana Nacional de Mobilização da Família e Comunidade Escolar pelo combate ao Aedes aegypti e ao Zika vírus.

“Tudo começou com uma pesquisa realizada pelos alunos do sexto ano, eles se reuniram e buscaram informações para realizar uma exposição na feira de ciências da escola, até conseguiram um mosquito no departamento de saúde para mostrar ”, diz a professora de Ciências Marineide Queiroz, responsável pelo trabalho. “Sódepois que enviamos a exposição para Brasília. Entre 1500 trabalhos, o nosso foi selecionado como melhor da região Norte e assim produzimos um vídeo para competir com o resto do país”. (Veja aqui)

Para fazer o vídeo, a professora Marineide pediu ajuda aos alunos do sétimo, oitavo e nono ano. Junto do professor de teatro Luiz Carlos Menezes, criaram um curta-metragem de 90 segundos. “O vídeo ganhou o prêmio de melhor do país e os alunos foram para Brasília, aonde receberam o prêmio direto do ministro da educação”, completa Marineide.

Como consequência do projeto, a conscientização cresceu entre os alunos, reduzindo os indicies de Dengue e Zika na cidade inteira. A professora Marineide diz que isso tudo é basicamente por conta do que aprenderam no vídeo: “Eles percebem quando algum copinho sobra água e já avisam, agora tem que manter, como dizem as mães dos alunos, só não pode esquecer”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *