Concurso “Atenção à Vida” conscientiza sobre normas de trânsito

Alunos de Araraquara são premiados na 15ª edição do projeto

Estudar sobre as leis de trânsito é sempre importante, independentemente da idade do aluno. Com a ideia de segurança em primeiro lugar, os alunos do Anglo Araraquara (SP) participaram de uma iniciativa da prefeitura, com realização da coordenadoria executiva de mobilidade urbana, o “Consetrans” (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara). Jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a cidade poderiam participar através de manifestações artísticas.

Dois grupos do colégio entraram no concurso e ganharam o primeiro lugar em duas categorias diferentes. “Alguns alunos do oitavo ano decidiram fazer uma música, uma paródia, e produziram até um videoclipe, algo que não precisava entregar, enquanto outros alunos do sexto ano fizeram maquetes que representavam as ruas da cidade, com placas para indicar a segurança no trânsito”, diz Maria Beatriz Soares, professora de artes do colégio.

Dentro da sala de aula, foram trabalhados itens do código de trânsito que poderiam ajudar os alunos no concurso. “Logo no começo do semestre já foram passadas às classes grande parte das leis de trânsito, considerando que o projeto dos estudantes deveria refletir a questão da segurança. As leis foram ensinadas a todos – mesmo aqueles que não queriam participar do projeto aprenderam sobre trânsito”, completa Maria Beatriz.

A professora também comentou que os alunos são incentivados a testarem diferentes manifestações artísticas no concurso: “Apesar de focarmos principalmente em artes plásticas, eu ensino dança, música, teatro, é preciso conhecer todo tipo de arte” Escolhido o que fazer, os alunos realizaram os projetos sob orientação da professora.

Após todo o trabalho veio a recompensa: o prêmio de primeiro lugar nas categorias de maquete e paródia. “Eu acredito que esse concurso foi muito bom para os alunos, pois eles puderam perceber quão trabalhoso é fazer algo bem feito, além de aprenderem sobre sustentabilidade, já que a maquete foi feita à base de materiais recicláveis”, diz Maria Beatriz. Os projetos vencedores ficaram expostos na Biblioteca Municipal de Araraquara.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *