Mostra de temas gerais recebe 500 estudantes da rede pública

Apresentação de alunos do Anglo aborda problemas e inovações presentes no mundo

Com a intenção de aprender sobre a diversidade cultural e os problemas presentes no planeta, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio do colégio Eduvale (Olímpia/SP) produziram um conjunto de apresentações chamado “Povos do Mundo”. O evento foi aberto à comunidade, e teve a presença de cerca de 500 estudantes da rede pública, convidados para prestigiar a mostra.

“Esse projeto consistia na montagem de apresentações com base nas matérias estudadas em aula; cada matéria tinha um ponto a ser trabalhado e, a partir disso, seria desenvolvida alguma maneira diferente de apresentação sobre o tema”, conta a diretora do colégio, Sara de Lima.

Sara explica como é produzido o projeto, que completa, em 2017, dez anos de realização: “Cada ano é escolhido um tema diferente que servirá de referência. Este ano o tema foi ‘Povos do Mundo’. Os professores exploraram em sala de aula tanto os problemas quanto a diversidade cultural. Além disso, convidamos alunos das escolas municipais e estaduais para ver o “Show de aula” e isso lotou a escola.”

Na abertura da mostra, uma apresentação de dança contou sobre a caça na África e os aspectos que a configuram como ilegal. “Teve dança, show, palestras, tudo mobilizado pelos alunos, que deram 100% de si”, completa a diretora.

Entre os problemas abordados pelos alunos, destacaram-se palestras sobre a questão da Aids e a violência nos videogames, esta última realizada dentro de uma sala com jogos para exemplificar a questão tratada.

“Mas não é apenas sobre problemas. Alguns alunos trataram sobre tecnologia, construindo um modelo de braço robótico; outro grupo montou uma maquete de uma usina hidrelétrica, mas o mais bonito mesmo era a apresentação, o jeito como eles mostravam todo o estudo aplicado na construção de suas apresentações”, comenta Sara.

Segundo a diretora, a atitude mais importante que os alunos desenvolveram após essa mostra foi a capacidade de expor as ideias em público: “Como deixamos os alunos encarregados de montar tudo que será apresentado, é importante que ele eles estudem e saibam do que estão falando. O controle das informações estudadas e a capacidade de expor suas ideias em público são dons muito importantes.”

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *