Com tanta informação acessível e tecnologia disponível, será que a escola ainda é essencial na preparação do aluno para o Vestibular?

O Vestibular é um momento da verdade na vida do aluno. Aquele momento em que a tensão atinge níveis ainda não experimentados, mesmo para os alunos mais tranquilos ou, aparentemente, “desencanados”.  Além da pressão exercida pela expectativa da família, do desejo de não decepcionar os professores e colegas, há o principal ponto que tanto os afeta: é o primeiro momento em que eles são de fato colocados em um desafio que os expõem em diversos aspectos. Inclusive e principalmente em relação ao seu próprio autoconhecimento. Quem sou eu, o que desejo fazer da vida e será que sou capaz são questões que de forma consciente ou inconsciente borbulham na cabeça de cada um deles.

E a escola passa a ser, em muitos casos pela primeira vez, o porto seguro deste aluno.

Se até esse momento muitos tinham a escola como aquele lugar onde há tantas regras a seguir, tanto conteúdo a estudar e motivo de tantas desculpas para faltar, agora isso tudo muda totalmente. É ali que os alunos sentem que estão as pessoas que batalharam junto com eles para oferecer todas as ferramentas que poderiam tornar o momento do vestibular mais leve. Aquilo que parecia tortura ou tormento deixa agora um gostinho de nostalgia. Muitos aceitariam tranquilamente trocar a prova do vestibular por mais dias na sala de aula com seus professores e colegas de classe.

A tensão do vestibular e a sensação do “ai, ai, ai, ai, está chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem, eu tenho que ir embora” representado pela formatura que se aproxima formam um tsunami de emoções nesses seres já tão agitados pelos hormônios em festa.

Paradoxalmente, este é um dos momentos da vida deste aluno em que a conexão com a escola se torna mais forte. Logo agora, na reta final de sua convivência ali.

E, pensando melhor, fica claro que não é que o elo deste aluno com a escola fica mais forte agora. A sensação de segurança que toma conta dele quando está dentro da escola foi construída, tijolinho por tijolinho. Os professores, a coordenação, pessoal administrativo e cada membro da equipe tem um pouquinho de si em cada aluno que vai, depois do vestibular, seguir sua vida, partir para o mundo.

Mesmo os professores que passaram noites e finais de semana a fio preparando as melhores aulas precisam saber que o conteúdo não será o principal ensinamento que o aluno levará consigo. A dedicação em cada aula, em cada momento de tensão e conflito, a palavra doce e amiga nos momentos difíceis, as duras nos momentos em que o aluno ultrapassou o limite, tudo isso será para sempre parte deste jovem que em breve seguirá seu caminho. E deixará para trás um pouquinho dele na escola também.

Pesquisas recentes provaram que o cérebro do aluno que está socialmente integrado na escola e consegue sentir-se aceito no grupo com o qual convive chega a se modificar em termos de estrutura física. E o impacto positivo na capacidade de aprendizagem é enorme.

Fique ele nervoso, tenso, preocupado. Seja qual for o resultado nos vestibulares que ele prestar, foi a escola que o conduziu até ali. Algumas vezes segurando na sua mão. Agora caminhando ao seu lado. E, depois do vestibular, contemplando de longe o caminho que ele mesmo construirá. Até que ele retorne um dia, profissional formado para fazer uma visita.  E assim encher ainda mais de orgulho o coração de cada membro dessa equipe que faz com grande maestria seu pedacinho do quebra cabeças que ao juntar-se com as outras peças espalhadas pelo nosso enorme país, faz desse um Brasil melhor!

Nem toda informação disponível,  nem qualquer tecnologia de ponta seria capaz de transformar aquela criança neste jovem que em alguns dias enfrentará a primeira de muitas batalhas para as quais a escola o preparou! Seu segredo de sucesso é uma mistura que nem todos conseguem fazer na medida ideal: conteúdo acadêmico que se fixa em uma forte base de resiliência, persistência e respeito ao próximo. Lições que a escola ensina todos os dias, incansavelmente!

Roberta Bento e Tais Bento são fundadoras do  SOSEducação (site de educação do portal Estadão), responsáveis pela coluna Escola da Revista Pais&Filhos e criadoras do perfil SOSTENHOPROVA no SNAPCHAT. Além das palestras para alunos, pais e professores, foram convidadas pelo Ministério da Educação para a gravação do último programa de 2016 da série “A hora do ENEM”, e fazem sucesso com a palestra “Empreendedorismo e Maternidade”. Em 2017 foram palestrantes da feira Bett Educar com o tema “Socorro, meu aluno não aprende! – sobre alfabetização”, do festival de inovação da América Latina (Festival Path) e farão parte do quadro de palestrantes do SOCIAL MEDIA WEEK com a palestra: “Muito além das videoaulas: como melhorar a relação dos alunos com os estudos”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *