Alunos realizam estudos socioculturais em contato com comunidades de Moçambique

Crianças do 4º ano do Ensino Fundamental criam laços com africanos em atividade escolar que serviu também para estimular o respeito pela diferença entre os povos

 Para desenvolver o conhecimento sobre as culturas de outros países, os estudantes do 4º ano do Colégio Claretiano, de Rio Claro (SP), realizaram, como parte do projeto “Um Giro Pelo Mundo”, um trabalho com comunidades de Moçambique. Isso foi possível porque, desde 2008, o colégio realiza o “Projeto Claretiano Solidário em Moçambique”, que leva educação e saúde até comunidades necessitadas.

“Como objeto de pesquisa esse ano, nós aproveitamos os programas socioculturais já existentes e em desenvolvimento, aplicando-os com as crianças”, conta a professora Ivanise Tomazella, organizadora do estudo. Ivanise fala que o trabalho principal dos estudantes foi a troca de cartas com as comunidades de Moçambique, realizando uma conexão direta para conhecer uma outra realidade.

“As cartas foram escritas pelos alunos e encaminhadas às comunidades de Gilé e Muiane, as quais fazem parte do projeto.  As mensagens foram respondidas também em forma de cartas e posteriormente num vídeo mostrando a alegria das crianças africanas ao lerem as cartinhas. Nossos alunos também ficaram muito felizes com o retorno”, conta.

Através dessa troca de mensagens, os estudantes aprenderam sobre a cultura africana e o respeito que se deve ter com os costumes de cada povo. “Aprenderam a dar valor às oportunidades que têm”, comenta a professora, destacando a sensibilidade adquirida pelos alunos diante das dificuldades vividas por crianças de mesma faixa etária que elas.

Ivanise diz que o projeto foi muito valioso e que o proveito tirado dele é imensurável no quesito de compreender as diferenças: “O ganho foi pedagógico e humano. Aproximar nossos alunos de uma realidade sociocultural diferente possibilitou um olhar para o outro, independentemente de suas condições”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie-nos a sua história.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *