Ação solidária em hospital infantil propõe debate sobre a Saúde Pública brasileira

Visita a instituição de saúde no Espírito Santo fomenta o senso crítico dos estudantes em relação à realidade social do País

Empatia e solidariedade são dois valores fundamentais para que uma sociedade possa viver em harmonia: é preciso sensibilidade para compreender a dor do próximo e, consequentemente, para estender a mão a quem passa por uma situação de vulnerabilidade. Quando são praticadas, ambas ajudam a desenvolver o espírito cívico de cada indivíduo.

Com o objetivo de promover uma ação solidária e educativa, há quatro anos, o Centro Educacional Primeiro Mundo (Vitória – ES) incentiva profissionais e estudantes a visitarem o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Fantasiados de personagens infantis, coordenação, professores e alunos presenteiam os pacientes com brinquedos e realizam atividades lúdicas com as crianças internadas no hospital.

“A atividade demonstra a preocupação que nossa instituição tem em formar indivíduos comprometidos com a realidade social. Realidade que, muitas vezes, passa à margem de nossas relações e atividades cotidianas”, diz a Coordenadora Pedagógica do Primeiro Mundo, Michele Faria.

Com a ação, o colégio tenta conscientizar a comunidade para que valores como o respeito, a solidariedade e a empatia sejam cada vez mais comuns na vida de cada pessoa. “É uma forma de fomentar o espírito solidário e, ainda, de dar sentido às atividades escolares, que devem transcender currículos com características tradicionais, criando um sentido na vida dos nossos estudantes”, comenta Michele Faria.

No retorno à escola, os alunos produzem, com a equipe de professores de Redação, uma reflexão sobre a Saúde Pública no Brasil. Discutem a problemática envolvendo esse sistema, além de apontarem soluções para melhorá-lo. “Acreditamos que um projeto que preze pela plena formação envolve não só as atividades acadêmicas, mas, também, o despertar para o exercício cidadão”, salienta a coordenadora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie-nos a sua história.

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *