Leitura de histórias proporciona conexão entre gerações

Pais passam aos filhos memórias de seus tempos através de narrativas e brincadeiras

Quando se é criança, tudo é sinônimo de alegria, brincadeiras com amigos, a hora do lanche e, claro, todas as historinhas contadas. Sejam elas ao longo do dia ou antes de dormir, cada nova literatura dá asas à imaginação, construindo uma infância mais divertida.

Com esse propósito em mente, o Anglo Salto (SP) desenvolveu o projeto “Meu Tempo de Criança”, que consiste na leitura ou narração de histórias para as salas do Maternal. O que torna essas apresentações especiais é o fato de que os próprios pais dos alunos são os convidados para realizar as leituras.

O tema do trabalho surge com base na atividade “Como é gostoso ouvir histórias”, assunto estudado no caderno do Maternal. Ao longo de três semanas foram feitas 9 visitas, dividas igualmente entre os períodos, que imergiram os alunos em um mundo misto de realidade e fantasia ao lado de seus principais heróis, seus próprios pais.

Além de histórias, os responsáveis também compartilharam receitas, cantaram músicas e fizeram brincadeiras da época de quando eram crianças. Ao final, o projeto acabou exercitando a memória afetiva nos pais e passando aos filhos toda a diversão da geração anterior.

Giuliana Bordin, coordenadora pedagógica do colégio, explica que o principal objetivo do projeto é desligar as crianças da tecnologia e proporcionar a interação social: “O propósito foi desenvolver a escuta atenta, oralidade e a imaginação. Quando a criança ouve uma história, tem a possibilidade de sonhar alto, soltar a imaginação, viajando para o mundo da fantasia, onde encontra conflitos e valores”.

A tradição de contar histórias e repassá-las às próximas gerações é icônica para ao colégio. Com intenção de dar continuidade ao projeto, a organização pretende estender à comunidade escolar, alcançando assim um maior número de contribuições.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *