Criação de álbum de figurinhas em escola estimula socialização

Alunos de Botucatu se divertem e criam amizades através de trocas de adesivos com suas próprias fotos

Colecionar álbuns de figurinhas é uma parte essencial da infância. O Liceu Anglo de Botucatu (SP) colocou essa ideia em prática, criando um álbum para que os alunos se divertissem e desenvolvessem habilidades de socialização.

Dentro de suas páginas existem aproximadamente 350 figurinhas colecionáveis, que compreendem todos os alunos, do Mini Maternal ao 5º ano do Fundamenta I, professores e colaboradores.

Daniela Vernini, coordenadora pedagógica, foi a idealizadora do projeto e explica que a socialização é de extrema relevância em um meio tão jovem: “Com o álbum em mãos os alunos pararam de ficar somente com seu pequeno círculo de amizade. A hora do lanche, a qual todos iam para as mesas de ping pong ou rodas de conversa, mudou totalmente. Alunos do Infantil conversando com outros do Fundamental, todos trocando figurinhas, fez com que a gente percebesse que o álbum criou qualquer barreira entre esses grupos”.

O item, que conta também com um espaço destinado a assinaturas, foi muito bem-vindo em relação à proximidade com o fim do ano. “Chegou a competir com as famosas camisetas assinadas”, brinca Daniela.

A distribuição do álbum foi feita aos alunos que quiseram participar da diversão. Além do livro ilustrado, as crianças receberam uma caneca, um gibi que explica a produção do álbum, uma foto do próprio aluno que foi usada para fazer seu adesivo, e uma grande quantidade de figurinhas, o suficiente para colocar na sua coleção, trocar as repetidas com amigos e quase completar o álbum. As figurinhas que faltassem podiam ser retiradas com a coordenação.

Realizado pela primeira vez esse ano, a coordenadora já pensa na próxima edição: “Definitivamente vamos repetir, todo mundo amou e cumprimos nosso objetivo, a única alteração vai ser o de incluir o Fundamental II, pois todos querem participar”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *