Crianças desenvolvem autonomia através de exercício culinário

Alunos produzem receitas de família para colegas e exercitam a própria independência

 A hora do lanche é sempre um momento muito aguardado pelas crianças, quando podem sair da sala, abrir suas lancheiras e brincar com os amigos. O Anglo Jacutinga (MG) desenvolveu uma proposta inteligente para fazer com que os alunos aprendessem com a mesma empolgação da hora do recreio, o projeto “Pequenos Chefes”.

Utilizando-se de receitas familiares, os estudantes do Jardim I, com idade entre 4 e 5 anos, colocaram a mão na massa. A cada duas semanas, um aluno deveria trazer de casa os ingredientes que iria usar para preparar algum lanche para seus colegas.

O projeto surgiu a partir da percepção da professora Betânia da Silva, que após aplicar o material da apostila relacionado a comida com sua classe, viu que as crianças tinham se divertido muito e decidiu abordar o tema de forma mais lúdica.

“O objetivo era exercitar a interdisciplinaridade, presente no gênero textual da receita e da matemática das quantidades, e principalmente a autonomia do estudante” conta a professora, que pôde perceber o avanço da independência das crianças: “A gente dava todo o apoio para que eles montassem os lanches, mas alguns vinham até mim e falavam ‘Não tia, eu faço sozinho’ o que mostra como o projeto deu certo”.

Aplicado pela primeira vez em 2017, Betânia afirma que vai repetir o “Pequenos Chefes” em 2018. “As crianças adoraram, não aguentavam esperar para que chegasse a vez deles. Vou aplicar novamente com meus alunos, pois percebi que o projeto traz resultados”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *