Palestra apresenta samba como patrimônio cultural brasileiro

Gênero musical aborda ligação entre Brasil e África  

O Carnaval é o feriado nacional sinônimo de diversão e festa, mas, para ele acontecer, é necessário muito samba. O ritmo musical comemorou 100 anos recentemente e, afim de apresentar as relações que o samba traça com a cultura brasileira, o Anglo Paulínia (SP) abordou esse assunto no projeto Anglo Atualidades.

Anglo Atualidades é um conjunto de palestras mensais que abordam temas de cultura geral, mas que focam em eventos de relevância atual. Segundo Rafael Ojeda, coordenador do ensino médio, a temática é importante para o ensino: “O samba é um gênero musical tipicamente brasileiro, chegou ao país junto com os navios negreiros em forma de batuques e com o tempo se desenvolveu em uma mistura de Brasil com África na Bahia e no Rio de Janeiro. O ritmo influencia na cultura do nosso povo, pois traz consigo uma aula de história.”

Apesar de ter crescido junto à história brasileira, o samba só foi considerado um gênero legítimo em novembro de 1916, quando o músico Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, registrou a letra de “Por Telefone” na Biblioteca Nacional do Brasil. A canção foi gravada apenas em janeiro do ano seguinte.

A palestra foi regida pelo professor de história do Anglo, Arthur Estácio, e por estudantes de música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Essa aula foi especial para o Enem, que, como sempre, tem muitas questões de atualidades. Consideramos que o samba, como patrimônio cultural brasileiro e por incentivar os alunos a conhecerem o próprio país era de grande relevância para participar do programa” termina o coordenador.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *