Com publicação de livro, escola abre porta para novos autores

 

Em comemoração da Semana da Literatura Brasileira, alunos escrevem narrativas para livro

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e comandada pelo Ibope Inteligência, 44% dos brasileiros não possuem hábito de ler livros. Com isso em mente, o Colégio São José, de Ribeirão Pires (SP), desenvolveu o projeto Berço da Nova Literatura Brasileira, criando um livro com narrativas produzidas pelos alunos.

A obra conta com 40 textos escritos por estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e mais 3 produzidos pelo 1º ano do Ensino Médio. “O limite era a imaginação do aluno, o oitavo ano deveria escrever uma narrativa de suspense, enquanto os outros poderiam escolher qualquer tema já estudado em sala”, conta o professor Wesley Silva, organizador do trabalho.

O livro foi criado em comemoração à Semana Nacional da Leitura e a Semana da Literatura Brasileira e teve como objetivo o incentivo à leitura e à produção de textos. A participação no projeto era opcional e as redações eram revisadas pelo professor e entregues novamente aos alunos para que estes dessem os toques finais antes da publicação.

Como momento de descontração, os autores tiveram a oportunidade de apresentar suas narrativas aos colegas de classe como parte do projeto. “O Café Literário ocorre antes do lançamento do livro, aonde os alunos leem seus textos aos colegas de sala. Após a leitura, a turma comenta o texto, revelando impressões e sugestões sobre o enredo, enquanto partilham um café comunitário. O objetivo foi fazer com que o autor expusesse seu texto em voz alta e sentisse a reação de seus primeiros leitores”, explica o professor.

Como parte da segunda edição do Berço da Nova Literatura Brasileira, foi organizado um evento no colégio com o objetivo de exteriorizar o conteúdo produzido. “A manhã de autógrafos foi um grande sucesso. Autores permaneceram, durante uma hora e meia, recebendo familiares e demais convidados do colégio para autografar as primeiras edições do livro. Nosso objetivo foi alcançado além das expectativas. Famílias desfrutando da leitura e partilhando esse ato. O projeto realmente saiu dos muros do Colégio”, termina Silva demonstrando sua satisfação com o projeto.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

 

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *