Educação Ambiental é ensinada através de preservação da Mata Atlântica

 

Alunos puderam observar e participar do processo de renovação de uma APP

Estabelecer o contato do homem com a natureza é importante desde a infância, para que ele possa crescer respeitando-a. Com isso em mente, o Anglo Boituva (SP) focou em passar a educação ambiental aos alunos, construindo um olhar diferente perante a natureza, ensinando o que se deve preservar e o que se deve mudar para que essa continue se desenvolvendo.

Entre as inúmeras tarefas e aulas voltadas para o assunto, a principal parte do projeto foi a reconstituição da área verde ao lado da escola, uma parte da Mata Atlântica considerada uma APP (área de preservação permanente). A professora Luiza Leis, responsável pela organização do trabalho, afirma que tudo fez parte de um ciclo: “Nós percebemos que aquela mata precisava ser renovada, plantamos novas mudas para que a floresta ficasse mais bonita e por consequência houve uma melhoria na qualidade de vida”.

Ao longo do projeto, alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I realizaram diversas atividades, entre elas a observação e o registro fotográfico da Mata Atlântica, além da retirada do lixo e a criação de composteiras, locais onde é possível produzir esterco (adubo) a partir do lixo orgânico.

“A região passou a ser utilizada por todo o corpo escolar, as crianças agora passam o intervalo nela, pois é uma área gostosa, arborizada”, conta a professora, satisfeita com o jeito que o projeto se concluiu. Luiza finaliza contando os planos para os novos meios de ensinar a preservação do meio ambiente: “Daremos continuidade ao estudo através da nossa farmácia viva, uma horta de ervas medicinais”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *