Estudantes criam e defendem TCC para conclusão do Ensino Médio

Trabalho realizado individualmente ou em grupos foi avaliado por banca de professores

 O infame Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado no final da faculdade é um medo que muitos estudantes compartilham. Qual tema escolher? Como devo escrever? Qual o melhor formato? No meio de tantas dúvidas é comum se criar um misto de ansiedade e desespero.

Partindo de debates em aulas de atualidades, e também para auxiliar os alunos e incentivar o gosto pela pesquisa, o Colégio Conde Domingos, de São Paulo, teve a ideia simular o TCC com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

O trabalho poderia ser produzido individualmente ou em grupo e a escolha do tema era aberta, mas sempre agregando conhecimento científico e o cotidiano social. Dentre os trabalhos apresentados, alguns que se destacavam foram: Mobilidade urbana; poluição de cursos d’água por esgotos e resíduos sólidos, drogas ilícitas e violência das torcidas organizadas.

Fábio Arantes, um dos professores responsáveis por orientar os estudantes, explica que o trabalho ajuda na formação do indivíduo. “O TCC estimula a pesquisa científica antes de o aluno ingressar a Universidade. Promove ao discente as ferramentas e metodologias que serão desenvolvidas na vida acadêmica e na sua formação profissional”.

Ao final do trajeto os alunos defenderam sua tese, com pesquisa e projeto de intervenção, para uma banca formada por, no mínimo, três professores de áreas diferentes. “A pesquisa orientada estimula o aluno nos procedimentos metodológicos e técnicos de um trabalho acadêmico. Observa-se que os discentes se preparam para a elaboração da pesquisa, buscando informação sobre as normas técnicas, desenvolvendo as temáticas com embasamento e argumentos bem conclusivos”, finaliza o professor, reforçando o que os estudantes puderam extrair do TCC.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

One comment

  1. Ao longo destes últimos anos, os alunos do Colégio Conde Domingos apresentarem ótimos trabalhos de conclusão do Ensino Médio. Agradecemos a direção do Professor Jonas e da Coordenadora Isabel. E à todos os Professores que fizeram parte desta etapa tão produtiva para a aprendizagem dos alunos. Obrigado e abraços à todos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *