Aula de Empreendedorismo ensina Reciclagem e Artesanato

Alunos vendem itens produzidos com objetos descartados e doam o lucro à caridade

Reciclar, reutilizar e reduzir. Os “três Rs”, como são chamados, são representantes do estudo da ecologia. Buscando transmitir o conhecimento sobre preservação do meio ambiente aos alunos, o Colégio Maximus, de Santo Anastácio (SP) realizou um projeto de artesanato com itens recicláveis.

Como parte das aulas de empreendedorismo, os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental 2 passaram por aulas teóricas sobre como funciona o processo de renovação e ressignificação de objetos descartados. Luís Henrique Zampieri, o professor da disciplina de empreendedorismo, conta que o trabalho não foi apenas desenvolvido em sala de aula: “Nós levamos os alunos para fazer entrevistas com artesãos da cidade, estes deram aulas de como montar brinquedos e enfeites.”

“O objetivo do projeto é expor os alunos ao que é a reciclagem, o que são produtos reciclados e como eles podem fazer a parte desse processo. Também incentivamos o trabalho no coletivo, pois os estudantes devem em se juntar em grupos de quatro e criar seus próprios artesanatos para que sejam comercializados na feira de empreendedorismo. Essa feira é realizada no final do ano para concluir a disciplina e todos o lucro é doado para instituições de caridade”, explica Zampieri.

O projeto, que está em sua terceira realização, tem continuação nos oitavos anos, mudando o foco para alimentação. O professor completou explicando que o trabalho transforma os alunos em pessoas diferentes: “Nós percebemos a mudança ao longo do trajeto, e os pais dos estudantes nos contam que também percebem, passam a dar valor para coisas que antes não davam, recolher garrafas pets do lixo para que possam ser utilizadas como artesanato, é uma boa transformação”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *